sexta-feira, 21 de novembro de 2014

|Palavra para Célula| VIVER NO GOVERNO DO ESPÍRITO E NÃO NO GOVERNO DA ALMA

PALAVRA PARA CÉLULA
VIVER NO GOVERNO DO ESPÍRITO
E NÃO NO GOVERNO DA ALMA
(Gl 5:16 - 18, 24, 25)

"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei...E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito."


INTRODUÇÃO
Sabemos que há duas dimensões para o homem: carne ou espírito, natural ou sobrenatural. Como Igreja, precisamos viver no governo do Espírito, não podemos viver no governo da alma (carne), pois isso não agrada a Deus que enviou Seu Filho para morrer por nós e nos salvar. Precisamos entrar no sobrenatural de Deus, experimentar milagres, prodígios e maravilhas em nossa vida, família, célula,  trabalho...


VIVER NO ESPÍRITO
O espírito do homem é a lâmpada do Senhor que esquadrinha o mais íntimo da sua vida. Então, o espírito que está no homem é a lâmpada do Deus Todo Poderoso (Pv 20:27). Você tem o Espírito Santo. Você é templo do Espírito Santo. O Espírito Santo vive em você. Essas verdades não podem ser esquecidas. 

Você foi chamado para viver no governo do Espírito, chamado para viver no Espírito e não satisfazer o que a carne deseja. Há pessoas que são nascidas do Espírito, mas não são curadas na alma. Elas têm uma dependência na alma e não conseguem entrar no gozo do Senhor.

A regeneração da alma logra êxito para o ser humano. A obra do Espírito é pronta, mas o que encaminha o indivíduo a lograr êxito é a Cura da alma. A cura da alma é a libertação dos conceitos externos, de todas as flechadas que o inimigo lança para poder amarrar as vidas, de colocar as pessoas debaixo de jugos, de nunca permitir que avancem.

As pessoas vivem conceituadas, debaixo de estereótipos, elas não acreditam que os vizinhos gostam delas, que os chefes gostam delas; não acreditam que a Igreja, as células, e o contexto em que vivem possam facilitar um bom relacionamento porque possuem limitações na alma. Vivem buscando auto-afirmação, querem provar para elas mesmas que são alguma coisa quando lá dentro já tem a resposta de que não são aquilo que afirmam ser; dentro delas não ressoa a voz de uma verdade.

A Bíblia diz que para o que entra em uma guerra só há duas condições: vencer ou ser vencido; o vencido se torna escravo do vencedor. Se você estiver passando por uma guerra, tome a postura de já entrar ganhando. Você não será colecionador de derrotas. Você nasceu para ser mais que  vencedor! Aquele que é derrotado se torna escravo do que vence. A situação deve ser sua escrava e não você escravo da situação. Porém, quem decide isso é você, de acordo com suas atitudes e posturas.

São nas pequenas coisas que começamos a detectar a quem servimos. Uma alma que não é curada é, em potencial, escrava de todas as guerras que entra porque já entra perdendo. Não há como estabelecer uma vitória porque já se torna derrotado na hora que entra no campo de batalha.


LIBERTOS NO ESPÍRITO, MAS DOENTES NA ALMA
Muitos homens e mulheres de Deus são nascidos no Espírito, mas não são curados na alma, são devedores de situações, o diabo ainda os subjuga.

Quando você nasce no espírito, esse espírito ganha a medida de varão perfeito, você passa a entender Hebreus 4:12: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."

Há uma divisão para as coisas que são da alma e outra para as coisas que são do espírito. E, para isso, é preciso haver a interferência da espada de dois gumes, haver divisão entre o que compõe a alma e o que compõe o espírito. Por que isso? Porque quem age no mundo espiritual não pode fazê-lo na vertente da alma. Uma pessoa que entra no mundo da alma, para as razões da lógica comum, na esfera natural, não pode confundir com obra do espírito. A conquista da alma tem glória humana, a conquista do espírito tem glória divina.

Deus quer abrir nosso entendimento espiritual. Ele quer que, como Igreja, não estejamos limitados apenas às conquistas da alma, mas que entremos nas conquistas do espírito. As conquistas da alma são temporárias, as conquistas do espírito são eternas. 


ALMA RESTAURADA
No mesmo nível em que somos nascidos de novo precisamos ser curados na alma. A Bíblia chama a Cura da Alma de restauração. E o que é uma alma restaurada? É uma alma feliz e resolvida. É melhor ser um leigo com as emoções resolvidas do que um intelectual com pendências na alma, escondendo-se atrás dos muros, das potencialidades intelectuais que já foram conquistadas porque ainda está enfermo ou doente. Isso é um perigo porque na hora de qualquer guerra pode colocar tudo a perder.

Deus quer fazer de você uma pessoa resolvida, plenamente sarada na alma. Você precisa saber quem governa a sua essência. Onde estão as razões da sua história? Alguns respondem na alma, outros no espírito, depende do nível que cada um está. Porém, Deus levantará uma geração que não andará mais no governo da alma, mas no governo do espírito. 


O QUE ACONTECE QUANDO A ALMA É RESTAURADA?
Saímos da imaturidade e entramos na fase adulta, na maturidade. Pessoas maduras suportam pessoas imaturas e cumprem o que a Palavra diz: "Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos." (Rm 15:1). É assim que o líder maduro procede.

A alma, na sua lógica, estimula o corpo a responder na proporção do quanto está alimentada ou do quanto ainda não foi restaurada. Porém, o espírito estimula o corpo a ser subjugado ao Fruto do Espírito para que não haja nenhum outro governo sobre nós. É preciso sair do governo da carne, do governo da alma e viver no governo do Espírito de Deus que vai gestar em nós o convencimento do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8)

Aquele que obedece ao comando do Espírito vive pelo Espírito e não satisfaz a carne. Quando tudo favorece para que o corpo entre em uma situação da alma, existe a liberdade de dizer não. Ainda que haja a vontade, o governo do Espírito subjuga a vontade da carne.

Quando o Espírito entra a Sua função é dominar a alma. É o Senhor quem rege o Universo. Ele é a fonte da sabedoria e a própria manifestação de Isaías 11. São os sete Espíritos de Deus entrando em operação na sua vida e o sobrenatural marcando a sua história e essência. Você será levantado como um líder 100% resolvido na alma, ágil no espírito para conquistar as bençãos do Trono.
(extraído)




Deus te abençoe!

Seus mentores,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos

Nenhum comentário: