sábado, 29 de novembro de 2014

|Palavra para Célula| JESUS É O NOSSO NATAL!

PALAVRA PARA CÉLULA
JESUS É O NOSSO NATAL


INTRODUÇÃO
Hoje vamos conhecer um pouco a respeito do Natal, que foi uma data escolhida para representar o dia em que Jesus nasceu. Muitas comemorações natalinas por aí não tem relação nenhuma com o nascimento de Jesus. Algumas pessoas focam o Natal em uma decoração ou dar e receber presentes e etc. Embora não sendo uma data bíblica o Natal deve servir para nós cristãos como um tempo de reflexão e de nos lembrarmos que o Salvador veio ao mundo para nós.

"E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria,
que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador,
que é Cristo, o Senhor."
(Lucas 2:10-11)

O natal é a boa-nova: Jesus nasceu! Uma boa-nova de alegria que foi anunciada pelos próprios anjos. Os céus se movimentaram; uma multidão de anjos cantou em grande
alegria. O verdadeiro sentido no Natal é Jesus, o único Mediador entre Deus e os homens. Devemos nos alegrar pois o Natal é Cristo em nós.

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória,
como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."
(João 1:14)

Hoje o Natal é comemorado com uma alegria provocada pela bebida, comida, danças, drogas, luzes, fogos de artifício etc. Porém, a Bíblia nos fala de uma alegria provocada por outro motivo completamente diferente. Em Mateus 2:10 vemos os reis que foram visitar Jesus quando nasceu alegrando-se muito pelo nascimento do Messias. Foi a primeira celebração de Natal. Assim também nós devemos nos alegrar pela vinda do Messias Jesus ao mundo. A alegria de celebrarmos o Natal é alegria que vem do cumprimento das profecias bíblicas (Miquéias 5:2-4/Isaías 9:6), é a alegria que vem do anúncio do Filho de Deus que salvará toda a humanidade (João 1:29) e que ficará conosco para sempre (Isaías 7:14)!


OS SÍMBOLOS DO NATAL ATUAL
Ao passo de que o Natal é uma celebração bíblica pelo nascimento de Jesus, desde o primeiro Natal até hoje muitas práticas foram incluídas que desviaram totalmente o sentido do que deveria ser essa celebração.

25 de Dezembro
A história indica, desde a época do ano 6 d.C., que Jesus nasceu em Setembro ou começo de Outubro, provavelmente em uma Festa de Tabernáculos. Logo, nada tem a ver com a data hoje estabelecida pela Igreja de Roma (25 de Dezembro). Isso nos faz entender que não precisamos de um dia para celebrar o Natal. Podemos sim usar o dia 25 de Dezembro como uma oportunidade para refletir a Luz de Cristo ao mundo. Porém, Natal é todo dia. Todos os dias devemos nos alegrar por que Deus enviou ao mundo o Seu Filho Jesus. Todos os dias devemos nos lembrar que Jesus é a nossa única esperança de salvação!

O PRESÉPIO
O presépio, embora artisticamente seja bonito, é um estímulo à idolatria. A Palavra nos ensina que não devemos fazer "imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." (Êx 20:4)

PAPAI NOEL
Papai Noel, é na verdade, São Nicolau, um bispo católico do séc. V; Bispo de Mira, santo venerado pelos gregos e latinos em dezembro... Conta-se a lenda segundo a qual presenteava ocultamente três filhas de um homem muito pobre. E daí deu origem ao costume de dar presentes em secreto na véspera do dia de São Nicolau (6 de dezembro), data que depois foi transferida para o Natal. Daí a associação do Natal a São Nicolau. Mas se formos pensar, como alguém pode aceitar uma história que fala sobre um velhinho que sai em uma noite só por todo o mundo, de casa em casa, entregando presentes? E se você sabe que Papai Noel não existe, que é só brincadeirinha, por que faz tudo o que exige o ritual do Natal? Por que ilude seus filhos com essa história? Por que permite que uma mentira se torne realidade em sua casa?

"Como o louco que atira tições, flechas, e morte, assim é o homem que
engana o seu próximo, e diz: fiz isso por brincadeira."
(Provérbios 26:18-19)

As músicas de Natal dizem: "eu pensei que todo mundo fosse filho de papai Noel..." Nosso único Pai é Deus e aqueles a quem ele atribuiu essa autoridade, como pais naturais ou espirituais!


CONCLUSÃO
Outro perigo iminente nessa época do ano é o "espírito do natal" que nada mais é do que um engano que leva as pessoas ao consumismo, gastando o que não tem para seguir uma tendência comercial e, que em nada agrada a Deus. Um exemplo disso são as pessoas que começam o ano seguinte enforcadas em dívidas que fizeram no Natal, com compras (para seguir o costume de presentear a todos); além disso, ainda existem os gastos com decorações natalinas, comidas típicas e etc.

Precisamos tomar cuidado para nesses dias para não nos desviarmos do que deve ser o verdadeiro sentido do Natal: lembrar-se que o Messias veio ao mundo para cumprir o propósito de Deus de nos trazer a salvação. Essa alegria precisa estar em nossos corações todos os dias!

"E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria,
que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador,
que é Cristo, o Senhor."
(Lucas 2:10-11)



Deus te abençoe!

Seus mentores,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos

Nenhum comentário: