sexta-feira, 7 de novembro de 2014

|Palavra para Célula| DISCIPULADO, UM PRINCÍPIO QUE TRANSFORMA

PALAVRA PARA CÉLULA
DISCIPULADO, UM PRINCÍPIO QUE TRANSFORMA
(Mateus 28:18 - 20)

"E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade
no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações,
batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado;
e eis que eu estou convosco todos os dias,
até a consumação dos séculos."


INTRODUÇÃO
   O Senhor não nos mandou juntar gente para fazer reuniões. As reuniões são importantes, assim como a cura dos enfermos. As Ministrações têm o seu lugar e certamente devemos cantar e louvar. Contudo o fundamental é fazer discípulos. A não ser que isto seja bem entendido, todas as outras coisas importantes serão a casca de uma fruta oca. Serão um amontoado de atividades sem propósito e sem valor eterno.


O QUE É UM DISCÍPULO?

    A palavra "discípulo" quer dizer seguidor ou aprendiz

   É importante entender que no contexto do Novo Testamento não existe ninguém que seja convertido e não seja um discípulo. Convertido, salvo, discípulo, são termos que se referem a uma mesma pessoa, sendo que, cada termo salienta um aspecto diferente da vida ou experiência desta pessoa:

Salvo: o que foi liberto da condenação e do poder do pecado.

• Convertido: que passou por uma transformação de mente.

Discípulo: seguidor, praticante dos ensinos do mestre, submisso.

Crente: que crê

   Podemos nos referir a uma pessoa que está no Reino de Deus usando qualquer um dos termos que aparecem nas Escrituras, mas devemos nos acostumar a usar o termo discípulo, por que é o termo mais abrangente. Ele expressa com mais exatidão a realidade da vida de alguém que pertence ao Reino de Deus.

   Jesus, os apóstolos e os primeiros irmãos usaram o termo discípulo. E ele aparece 260 vezes no Novo Testamento. O termo crente aparece 15 vezes apenas.


O DISCÍPULO É UM FILHO

"Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto,
até ser Cristo formado em vós"
(Gálatas 4:19)

   Observe que o Apóstolo Paulo chama seus discípulos de filho. A Bíblia diz que o pai corrige o filho a quem ama. Por isso o Discipulado não é feito apenas de palavras encorajadoras, mas principalmente de correção, pois o líder que ama seus discípulos os corrige. Não adianta você estar na Igreja e receber milhares de bênçãos se não há mudança de caráter, se não há transformação; se sua vida continua cheia de brigas, contendas, ódio...

   O orgulho religioso impede muitas pessoas de decidirem se submeter a uma liderança e tornarem-se discípulos. Existem muitos religiosos que alegam serem discípulos apenas de Jesus, não se submetendo a aprender com mais ninguém. Uma atitude como essa um discípulo de Cristo jamais teria, pois o próprio Cristo nos ensinou sobre humildade e optar pela rota do discipulado requer humildade.

   Você pode pensar que Jesus quem inventou o princípio do Discipulado, mais não é bem assim. Antes de Jesus vemos outros homens  que foram discipuladores e discípulos como: Josué, que foi discípulo de Moisés; Eliseu foi discípulo de Elias e tantos outros.


CONCLUSÃO

"Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis."
(Provérbios 8:33)

"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento;
os loucos desprezam a sabedoria e a instrução."
(Provérbios 1:7)

"Aplica o teu coração à instrução e os teus ouvidos às palavras do conhecimento." (Provérbios 23:12)

   Uma pessoa se torna um discípulo quando decide ouvir conselhos e seguir direções de um lÍder, logo, ser discipulado é ter sua vida guardada e protegida espiritualmente.

   É ter certeza que um futuro de paz e prosperidade lhe aguarda. Porém, somente pessoas madura se deixam ser discipuladas.

   Quer ter sua vida transformada? Pratique esse princípio e decida a partir de hoje não caminhar mais sozinho, pois "melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa." (Eclesiastes 4:9-12)

   Quando você é um discípulo você não espera seu líder procura-lo, você é quem procura seu líder. Afinal ser discípulo é ser um seguidor.




Deus te abençoe!

Seus mentores,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos

Nenhum comentário: