quinta-feira, 1 de outubro de 2015

|Palavra Para Célula| O PRINCÍPIO DOS DÍZIMOS E DAS OFERTAS

PALAVRA PARA CÉLULA
O PRINCÍPIO DOS DÍZIMOS E DAS OFERTAS
Malaquias 3:10 - 12

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa,
e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir
as janelas do céu, e não derramar sobre vós benção sem medida.
Também por amor de vós reprovarei o devorador,
e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo
lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.
E todas as nações vos chamarão bem-aventurados;
porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos."



INTRODUÇÃO
   Temos sido muito ministrados a respeito de Honra e da importância de honrarmos; e existe um outro princípio que todos devemos cumprir e que também honra a Deus. É o princípio dos Dízimos e das Ofertas. Este princípio além de honrar a Deus, a Casa de Deus, também abre os Céus sobre nós, trazendo a benção do Eterno sobre as nossas finanças e consequentemente sobre todas as áreas das nossas vidas.


O DÍZIMO
   A palavra "dízimo" significa a décima parte. Dez por cento de tudo o que nos vem às mãos deve ser entregue ao Senhor, uma vez que o dízimo é santo, ou seja, separado exclusivamente para Deus.

"No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar
debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao SENHOR."
(Levítico 27:32)


O DÍZIMO É DIFERENTE DA OFERTA
   O Dízimo é devolver dez por cento de tudo que recebi durante o mês, mas a oferta é aquilo que eu dou além do meu dízimo.

   O dízimo traz a proteção contra o devorador, enquanto a oferta libera a prosperidade.

"Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra;
a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos."
(Malaquias 3:11)

   O dízimo é uma prova de fidelidade, a oferta é uma prova de amor. O dízimo é um valor instituído por Deus (dez por cento). A oferta é uma atitude de fé e de amor. Por isso a oferta deveria ser maior que o dízimo. Mesmo por que as ofertas são sementes. E a Bíblia nos diz:

"E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará;
e o que semeia com fartura com abundância também ceifará"
(2 Coríntios 9:6)


POR QUE DEVOLVER O DÍZIMO?

1. PORQUE DEUS ORDENA
"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro,
para que haja mantimento na minha casa"
(Malaquias 3:10)


2. PORQUE JESUS ERA DIZIMISTA
   Jesus veio para cumprir a Lei (Mt 5:17), logo Ele foi dizimista.

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã,
do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei:
a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!"
(Mateus 23:23)


3. PORQUE O DÍZIMO ME FAZ LEMBRAR QUE TUDO O QUE TENHO FOI DADO POR DEUS
"Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força
para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento,
prometeu a teus pais, como hoje se vê."
(Deuteronômio 8:18)


4. PORQUE DEIXAR DE DEVOLVER O DÍZIMO É ROUBAR A DEUS
"Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis:
Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados,
porque a mim me roubais, vós, a nação toda."
(Malaquias 3:8-9)


5. PORQUE O DÍZIMOS LIBERA BENÇÃO SEM MEDIDA
"Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa;
e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu
e não derramar sobre vós bênção sem medida."
(Malaquias 3:10)


DESCULPAS COMUNS PARA NÃO CUMPRIR ESTE PRINCÍPIO

1. O dinheiro é meu, eu ganhei.
   É comum a ideia de que temos completa autoridade sobre nossos bens. Mas a realidade é bem diferente. Tudo o que temos vem do Senhor e somente indiretamente procede de nosso trabalho.

"Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém"
(Salmos 24:1)


2. Minha oferta é algo entre eu e Deus e ninguém mais.
   Muitos cristãos pensam que a sua oferta é uma questão privada que somente Deus pode saber. Eles usam o texto de Mateus 6 como justificativa: "não saiba a sua mão direita o que a faz a esquerda". Mas as palavras de Jesus aqui estão relacionadas com a motivação do coração não com a privacidade. Sempre que alguém insiste muito na privacidade é porque tem algo a esconder. É a vontade de Deus que prestemos contas uns aos outros de nossa fidelidade como discípulos. Ofertar é uma questão que envolve você, Deus e os irmãos também.


3. Deus ama a quem dá com alegria, como eu não me sinto alegre eu não dou de forma alguma.
   Deus ama a quem dá com alegria (2 Co 9:7). Mas isso não significa que você precisa esperar sentir-se suficientemente alegre. A obediência não depende de sentimento. A alegria normalmente vem durante ou depois de ofertarmos. Nós devemos aspirar sermos grandes doadores e a melhor maneira de cultivar a alegria de dar é dando.


4. Eu não confio na honestidade dos pastores ou líderes por isso não contribuo.
   Antes de tudo precisamos entender que não damos para a Igreja, damos para o Senhor. É verdade que damos ao Senhor através da Igreja, mas não contribuímos como se fosse pagamento de mensalidade de membros de um clube. Além disso quem é você para julgar as motivações da sua liderança (Mt. 7:1-2)? Será que nossos líderes necessitam se arrepender ou será que nós precisamos nos arrepender de nossa atitude?


5. Eu gostaria de ofertar, mas eu não tenho o suficiente.
   Ofertar pode ser um luxo para o rico, mas é um privilégio para o pobre. Muitos dizem que não podem dar, mas o que eles querem realmente dizer é que não podem dar confortavelmente. Ofertar pode significar algum sacrifício. Mas é exatamente isso que a Bíblia nos convida a fazer. O maior exemplo é o próprio Senhor Jesus que se fez pobre para fazer-nos ricos (2 Co 8:9). A oferta genuína é um sacrifício pessoal por causa do Reino de Deus.


6. Eu estou cheio de dívidas. Não posso ofertar agora.
   Você tem uma obrigação não somente para com os seus credores, mas antes de tudo para com Deus. Especificamente a Bíblia nos ensina a dar ao Senhor as primícias, ou seja, o melhor de nossa renda (Pv 3:9). Muitos não contribuem por sentirem-se inseguros, mas Aquele que não poupou o Seu próprio Filho não nos negará coisa alguma (Rm 8:32), antes nos suprirá todas as necessidades (Fp 4:19).


7. Eu quero ofertar, mas agora o meu orçamento está muito apertado.
   Alguns dos maiores exemplos de generosidade na Bíblia são de pessoas pobres, como aquela viúva pobre (Lc 21:1-4). O receio e a insegurança não são motivos para deixarmos de ofertar. O Senhor sabe do que necessitamos e Ele promete nos suprir. Se você esperar até se sentir seguro para ofertar pode ser que esse dia nunca chegue. A provisão de Deus somente vem depois que ofertamos. É assim que a fé funciona. Faça prova de Deus (Ml 3:10).


8. Eu sou um jovem (ou adolescente) e tudo o que tenho é uma mesada do meus pais.
   A época de estudante é notoriamente um tempo difícil em nossas vidas. O estudante normalmente não tem dinheiro, mas nem por isso deve deixar de ofertar. Ironicamente o milagre da multiplicação foi possível porque um garoto resolveu ofertar o seu lanche ao Senhor (Jo 6:9).


9. O dízimo não se aplica aos cristãos hoje, isto era para Israel no Antigo Testamento.
   Realmente o dízimo é uma parte importante do Antigo Testamento e pouco citado no Novo Testamento. Isso faz alguns acharem que Deus não mais requer o dízimo do seu povo. Isto é um engano.

   O padrão de Deus para o Novo Testamento é a excelência. Jesus disse: "ouviste o que foi dito..." Se a regra era não matar, agora é nem sequer chamar o irmão de tolo. Se a regra era não adulterar, agora é nem sequer olhar com intenção impura.

   Se alguém não consegue deixar de adulterar imagine deixar de olhar. Se não consegue devolver os dízimos e ofertar, imagine quando Deus requerer algo mais!

   Além disso Jesus não aboliu o dízimo antes o confirmou em Mateus 23:23.

   O dízimo vem antes da lei, quando Abraão deu o dízimo a Deus ao dá-lo a Melquisedeque como está escrito em Hebreus 7:8.

10. Estou economizando e por isso parei de devolver o dízimo momentaneamente.
   Realmente temos que pensar em nosso futuro, almejar conquistas e para isso, muitas vezes, precisamos economizar. Porém, os dízimos e as ofertas são sagrados. Por isso, não faça compromissos com algo que não pertence a você.


CONCLUSÃO
   Deus está nos chamando hoje a retomar este princípio dos Dízimos e das Ofertas. Não como um legalismo, mas como uma fé viva que nos leva a praticar princípios que podem transformar as nossas vidas.

   Por isso decida ser fiel e você viverá uma transformação na sua vida financeira. Não fique guardando o seu dízimo. Entregue-o imediatamente no Culto ou na sua Célula. Entregue o seu dízimo no primeiro culto após o recebimento.

"No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade"
(I Co 16:2)

   Ninguém tem autoridade para administrar os próprios dízimos e nem mesmo as suas ofertas. Quem administra é a Casa do Senhor. Não dê dízimos para profetas, evangelistas itinerantes ou mesmo para orfanatos, asilos ou qualquer outra instituição. Nenhum pastor tem autoridade para liberar alguém de dar o seu dízimo. Nem um homem pode autorizar alguém a deixar de obedecer a Palavra de Deus.

   O dízimo deve ser de tudo, ou seja, de horas extras, venda de bens móveis e imóveis, investimentos, presentes, etc.

   Ninguém está isento de dar o dízimo. Nem pastor, nem missionário, nem apóstolo, etc.
Deus não empresta o dízimo para ninguém. Quem conhece a verdade e deixa de entregar o dízimo está debaixo da maldição de roubar a Deus.

   Se você deixou de devolver o dízimo por alguns meses, recomece. Ao entregar uma oferta não fique anunciando. Procure a glória que vem de Deus e não dos homens.

   Deus é o dono de toda prata e todo ouro (Ag. 2:8). Ele não precisa de dinheiro como não precisa de homem algum para servi-lo. Ainda assim Ele nos convida a servi-lo com tudo o que somos e temos.

   Bem vindo a retomada dos princípios. Bem vindo a uma transformação poderosa que Deus fará em sua vida financeira, familiar e espiritual!




Deus te abençoe!

Seus mentores,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos


Nenhum comentário: