segunda-feira, 1 de setembro de 2014

|Palavra Para Célula| ONDE ESTÁ A MINHA HONRA?

PALAVRA PARA CÉLULA
ONDE ESTÁ A MINHA HONRA?
Malaquias 1:6

"O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? – diz o SENHOR dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome."


INTRODUÇÃO
   Estamos no Ano Apostólico da Honra e é neste tempo que Deus quer nos fazer viver a Honra que Ele tem para nós. Porém, para que possamos ser honrados precisamos aprender primeiro a honrar.
  
   A Honra é uma chave espiritual que abre portas para vivermos todo o êxito que Deus planejou para as nossas vidas. O mundo espiritual é regido pelo princípio bíblico da Honra. Entenda que todo êxito ou todo insucesso são conseqüências diretas da honra ou desonra que semeamos.


DEUS TEM PRAZER NA HONRA
   Deus tem prazer na Honra. Deus não nos criou para a desonra, tanto que Ele nos deu a honra de sermos chamados filhos de Deus e de O chamarmos "Aba Pai".

"E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações
o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai."
(Gálatas 4:6)

   Honrar é a decisão mais sábia que podemos ter. E quando decidimos honrar a Deus Ele mesmo se encarrega de nos honrar.
  • Deus honrou Abel por que ele decidiu entregar a sua melhor oferta ao Senhor
  • Deus honrou Josué por este ter sido um discípulo tão fiel ao seu líder Moisés
  • Deus honrou Davi por ter buscado ter um coração segundo o coração de Deus
  • Deus honrou Jesus pois Ele decidiu obedecer ao Plano de Deus até a morte na Cruz

   Esses são alguns exemplos de homens que foram honrados por Deus na Bíblia. E por que eles foram honrados? Porque decidiram honrar a Deus primeiro.


PAI E SENHOR
   No texto que lemos Deus está nos requerendo do seu povo a honra que é dada a um pai ou a um senhor. E o Senhor pergunta: "onde está a minha honra?". Deus é o nosso Pai; Aquele que nos criou, que nos dá o sustento, que nos instrui e que cuida de nós. Isso é uma realidade. Todos nós somos testemunhas de que Deus tem cuidado de nós como um pai cuida dos seus filhos. Mas e nós, estamos honrando a Deus como Pai?

   A honra que Deus requer de nós também, é como um Senhor. Honrar a Deus como Senhor é obedece-lo de acordo com os princípios que Ele estabeleceu em Sua Palavra. O relacionamento com um senhor é um relacionamento de obediência. Não há como honrar a Deus como Senhor servindo a Ele da nossa forma, se não, seremos considerados servos maus e negligentes.


ESAÚ E JACÓ
   Em Malaquias 1 Deus fala a respeito de dois irmãos: Esaú e Jacó. Um decidiu honrar a Deus e outro desonrou-O. Esaú era o filho primogênito de Isaque e que tinha direito a uma benção específica por ser o primeiro filho. Mas Esaú desprezou esse direito e trocando-o por um simples prato de lentilhas. Quantas vezes deixamos de lado a honra que é ser um filho de Deus em troca de satisfazermos as nossas vontades pessoais? As coisas que este mundo nos oferece são temporárias, mas aquilo que Deus tem para nós é eterno!

   Em contrapartida a Esaú, Jacó, o segundo filho de Isaque, decidiu de todas as formas receber a benção da primogenitura mesmo que ela não coubesse a ele. Ele entendia que isso era honra para a sua vida. E por isso Deus mudou o seu nome para Israel, um príncipe de Deus. Deus hoje quer levantar uma geração de príncipes e princesas; homens e mulheres que reconhecerão a honra de serem filhos e não negociarão isso por nada!

   Honrar a Deus é coloca-lo em primeiro lugar. É oferecer a Ele o melhor. É abrir mão da nossa própria vontade para fazer a vontade Dele. Honrar a Deus é entender que viver para Deus é melhor do que viver para nós mesmos. E mesmo assim Deus ainda escolhe honrar aqueles que O honram. A honra é o caminho que nos conduzirá a mudança de sorte, a prosperidade financeira, ao êxito na família e a conquistas dos sonhos aparentemente impossíveis para nós.

"Honrarei aqueles que me honram,
mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo."
(1 Samuel 2:30)





Deus te abençoe!

Seus mentores,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos

Nenhum comentário: