segunda-feira, 15 de setembro de 2014

|Palavra para Célula| A BENÇÃO DA HUMILDADE - Parte 1

PALAVRA PARA CÉLULA
A BENÇÃO DA HUMILDADE
(parte 1)


INTRODUÇÃO
   Vivemos dias onde o “culto” ao eu tem crescido cada vez mais. A tendência tem sido cada um pensando em si mesmo, querendo levar vantagem em tudo, usando de todos os meios para alcançar os seus objetivos ainda que outros sofram com isso. É a geração do “eu sou mais eu”.

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos
(Mateus 24:12)

   Mesmo sendo cristãos e discípulos de Jesus, precisamos vigiar para não cairmos no egocentrismo e nos tornarmos orgulhosos, deixando de lado os princípios de Jesus. Pois é somente através da Palavra de Deus e do Espírito Santo agindo em nós que adquirimos a capacidade de sermos humildes.

A ORIGEM DO ORGULHO
   Deus abomina o orgulho, pois a origem do orgulho está em Satanás que um dia encheu-se de orgulho chegando a achar-se melhor do que Deus!

Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
(Ezequiel 28:12-17)

   O orgulho tem origem em Satanás e nós, como filhos de Deus, devemos lutar constantemente para sermos livres do orgulho. O oposto do orgulho é a humildade e esta é uma das características de Cristo que devem estar presentes nos filhos de Deus.

Bem-aventurados os humildes, porque deles é o reino dos céus;
(Mateus 5:3)


CONSEQÜÊNCIAS DO ORGULHO
A soberba precede a ruína, e orgulho precede a queda.
(Provérbios 16:18)

   Assim como aconteceu com Lúcifer que por encher-se de orgulho perdeu a posição de honra que possuía e foi mandado para o inferno, todo orgulhoso caminhará sempre para a ruína. Assim também aconteceu com Caim, que recebeu a oportunidade de se arrepender, mas por seu orgulho preferiu não render-se. Deus dá ao orgulhoso a oportunidade de se humilhar e, caso ele não aceite viverá as conseqüências do seu orgulho.

   No Evangelho de Lucas um acontecimento nos mostra como o orgulho se manifesta e quais as suas conseqüências:

Reparando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhe uma parábola: Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar; para não suceder que, havendo um convidado mais digno do que tu, vindo aquele que te convidou e também a ele, e te diga: Dá o lugar a este. Então irás, envergonhado, ocupar o último lugar. Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas. Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado
(Lucas 14:7 - 11)

   O orgulho é algo que nós, como filhos de Deus, não gostamos de expor publicamente, pois sabemos que é constrangedor quando é notado. Porém, nessa Parábola notamos que o Senhor nota quando somos orgulhosos.

   O orgulho começa no coração. Ele é sorrateiro; entra devagarzinho em nosso coração, mudando nossas motivações. O orgulhoso geralmente não é violento, ele age de forma muito sutil, sempre de olho nos melhores lugares.

   Poderíamos dizer que o fato desta parábola é algo simples, afinal, tentar conseguir o melhor lugar em uma mesa não é muito bonito, mas também não é tão trágico assim; certamente existe orgulho pior. Mas o fato de Jesus ter notado o acontecido e de ter comentado a respeito mostra claramente como o orgulho é terrível aos olhos de Deus. Por quê?

1º) Porque o orgulho procede de um cristianismo sem cruz
   O padrão para as nossas vidas está em Jesus Cristo que, de acordo com Filipenses 2:5 - 8,  que mesmo sendo Deus, Se humilhou para obedecer o propósito do Pai. Essa mentalidade que Jesus possuía é esperada de nós também. E quem não tem essa mentalidade não vive o Evangelho de Jesus, mas é contrário à Cruz de Cristo. Uma pessoa assim, no fundo, é inimiga da cruz de Cristo por continuar sendo orgulhosa.

Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva,
e, sim, aquele a quem o Senhor louva.
(2 Coríntios 10:18)


2º) Porque o orgulho provém da falta de temor de Deus
O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho, e a boca perversa, eu os aborreço.
(Provérbios 8:13)

   O resultado da falta de temor de Deus sempre é o desprezo do nosso próximo, com uma valorização acentuada de si mesmo. A falta de temor de Deus cresce ao ponto de chegar a um ódio pelos outros. Pessoas orgulhosas têm dificuldades em se relacionar com os outros e estão sempre prontas para brigar. Pois o orgulhoso tenta alcançar seus próprios alvos mesmo às custas da união. Por isso somos exortados tão seriamente:

Nada façais por partidarismo, ou vanglória, mas por humildade,
considerando cada um os outros superiores a si mesmo
(Filipenses 2:3)


3º) Porque o orgulho produz insegurança
   Muitas vezes as pessoas que têm uma tendência ao orgulho se mostram muito seguras de si, mas, na verdade, elas são movidas por uma estranha insegurança. Elas não estão firmes, não sabem qual o melhor caminho para si e não são confiáveis nas coisas espirituais. E isso acontece porque elas estão em um falso caminho, e porque no fundo sabem que podem cair de onde se encontram.

   O orgulhoso não ama, não perdoa, não se submete, não reconhece os seus erros, é crítico, muito rápido em culpar os outros, defensivo quando criticado, considera-se superior aos outros e etc...


   O orgulho faz parte da nossa carne, mas Deus quer nos levar a humildade, pois ela precederá o nosso êxito. O orgulho se instala no homem como uma grande fortaleza, muitas vezes tão intransponível que não conseguimos nos ver sem determinadas atitudes tidas como orgulho. Mas hoje o Espírito Santo quer produzir em nós uma restauração total que irá nos conduzir a humildade e ao quebrantamento. Virtudes essas que Deus encontrou em Davi e por isso fez dele o maior rei que a história bíblica relatou. Assim também será conosco: seremos muito exaltados por Deus quando os nossos joelhos tocarem o chão e reconhecermos que nossa única dependência é do Senhor!


Deus te abençoe!

Seus mentores,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos

Nenhum comentário: