quarta-feira, 18 de junho de 2014

[PALAVRA PARA A CÉLULA] O PODER DA HONRA

O PODER DA HONRA

"Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão."
(2 João 1:8)

INTRODUÇÃO
   Esse texto nos afirma que a vontade de Deus é que nosso galardão seja completo. Isso mostra que alguns podem ter um galardão completo, alguns terão galardão incompleto e outros, nenhum galardão. Aquele que honra é abençoado. Honra é respeito, reconhecimento, deferência, é perceber que alguém é enviado por Deus para nos abençoar. Você tem recebido tudo aquilo que Deus tem para você? A honra tem algo a ver com receber a recompensa completa. Para ser completa a recompensa tem que ser em três níveis: do Profeta, do Justo e do Pequenino (Mat. 10:40 - 42).

GALARDÃO DO PROFETA
   Quando não há honra para com o profeta não recebemos o galardão que vem através dele. Uma pessoa que se fecha para com o profeta não recebe a bênção que Deus tem para dar através dele. O aluno que não honra o professor não recebe a bênção do ensino através dele.
   Um princípio espiritual: Você não recebe nada daquele a quem você critica e não honra.
   Algumas pessoas não prosperam no trabalho porque não honram aos lideres, chefes e patrões. Onde não há honra a chave espiritual não abre a porta da bênção.

GALARDÃO DO JUSTO
   O justo é o irmão que convive conosco na igreja. É um irmão simples que recebe uma bênção ou dom de Deus e não é honrado pelos demais e por isso quem o desonra não recebe o milagre que Deus tem para fazer através daquele irmão.

GALARDÃO DO PEQUENINO
   É aquele que está abaixo de nós na hierarquia, ou é mais novo na fé, mais novo na idade, menos experiente. Quando Deus escolhe esse pequenino para nos abençoar, só recebemos a bênção quando lhe damos honra.

"Eis que a vossa casa vos ficará deserta. E em verdade vos digo que não mais me vereis até que venhais a dizer: Bendito o que vem em nome do Senhor!"
(Lc 13:35)

   Quem não aprende a dizer “bendito o que vem em nome do Senhor”, não vai ser abençoado.

POR QUE AS PESSOAS RESISTEM EM HONRAR O LÍDER E NÃO RECEBEM O GALARDÃO?

1. Deus sempre envia o que precisamos dentro de uma embalagem que não gostamos (Mc 6:1 - 5)
   Jesus era o que o povo precisava, mas estava numa embalagem que eles não gostaram e por isso não aconteceram milagres em Nazaré. Por que não honraram Jesus não foram abençoados com seus milagres. E não O honraram porque Jesus veio numa embalagem que eles não gostaram – humilde, montado num jumentinho, manso e não falava em pegar em armas para derrubar o governo.

2. Pensam que o homem de Deus não merece honra
   Não honramos pessoas, mas sim a unção de Deus que está sobre elas. Ana era estéril e queria um filho. Deus queria lhe dar esse filho, mas determinou que isso seria feito através de Eli, um mau sacerdote. Mesmo assim ela não o desonra e lhe chama de “meu senhor” e por isso foi abençoada com o filho que queria.
   Outro exemplo: a mulher grega que foi chamada de cachorrinha (Mc. 7:25 - 29) porque ela honrou a Jesus, mesmo sendo ofendida, ela foi abençoada.

3. Imaginam que não foi Deus que colocou o líder em posição de autoridade (Rm 13:1; 1 Sm. 15:11)
"Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas"

   Saul perdeu a posição porque desonrou Davi. Davi recebeu o trono porque honrou Saul, mesmo ele não merecendo.

POR QUE NÃO HONRAMOS OS LÍDERES?
   A honra genuína é reconhecer o que é verdade, mas muitos de nós somos orgulhosos e não queremos honrar ninguém para não sermos confundidos como "puxa saco". Não honramos pessoas e sim a unção de Deus que está sobre aquelas pessoas.

   Se você valoriza e honra a Igreja você vai receber a bênção da Igreja. Se você honra os líderes vai receber o galardão dos líderes. Veja como uma mulher que honrou Jesus com um vaso de alabastro pôde ser tremendamente  abençoada por ele  (Mc 14:3 - 9).

   Alguns não honram porque se sentem superiores ou melhores que seus líderes – 1Pe 2:17 diz – "Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei".


   Devemos rejeitar todo espírito de desonra em nosso meio. Quem não honrar o líder que Deus colocou para ser bênção em sua vida não vai receber o que deseja. Será que você tem recebido tudo que Deus tem pra você?


Deus te abençoe,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos

Nenhum comentário: