terça-feira, 24 de junho de 2014

[PALAVRA PARA AS CÉLULAS] O PRINCÍPIO DA HONRA

O PRINCÍPIO DA HONRA

"...porque aos que me honram honrarei,
porém os que me desprezam serão desprezados."
(1 Samuel 2:30)


A DEFINIÇÃO DE HONRA
   A palavra honra no dicionário tem o seguinte significado: avaliação, apreço, valorização, respeito e gloria. Quando "honramos" uma pessoa falamos que ela é extremamente valiosa aos nossos olhos. Dizemos que quem ela é e o que ela diz tem um peso grande.

A QUEM DEVEMOS HONRAR?

1) HONRAR A DEUS
   Para alguns, isso não é novidade. Honrar a Deus é dar o primeiro lugar a Ele, é entregar a direção de nossas vida nas Mãos dEle. Mas podemos fazer mais do que isso.

   Em Mateus 15:8 está escrito: "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.". Jesus disse: "Onde estiver o teu tesouro, ali estará também o teu coração". Deus se importa com tudo o que fazemos se conseguimos, por meio disso, honrá-lo!

      Olhe para as Escrituras: Israel durante séculos honrou a Deus com tudo. Cada animal do campo que nascia, cada nova colheita, cada filho que saía de suas entranhas, as festas e feriados bíblicos, refeições, roupas, corte de cabelo, famílias, casas… tudo trazia a ideia: Isso é para honrar a Deus!

2) HONRAR A DEUS ATRAVÉS DAS FINANÇAS
"Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares."
(Provérbios 3:9-10)

   Quando o homem honra a Deus com seus bens ele é abençoado. Em Malaquias 3:10 diz: "Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, para que haja mantimento em minha casa, e depois fazei prova de mim, diz O Senhor dos Exércitos se Eu não vos abrir as janelas dos céu e não derramar sobre vós uma benção tal,que não tenham onde guardá-la."
   
   Quando honramos ao Senhor com nossos bens, Ele repreende o demônio chamado devorador. Quando o homem honra ao Senhor da forma que Ele quer ser honrado, Deus tem o compromisso de abençoá-lo. Leia as consequências da honra em Deuteronômio 28:1 - 6.

3) HONRAR A FAMÍLIA
   Quando uma família cresce e prospera não é por acaso. Da mesma forma quando famílias falham não é por acaso. Muitas vezes é porque algum princípio na Palavra de Deus tem sido negligenciado. Um princípio frequentemente negligenciado é o da honra.

   A atitude de honra e as ações que a acompanham criarão um ambiente saudável e aconchegante onde a família possa crescer.

   Mas precisamos tomar o cuidado para não deixar que a família tome o primeiro lugar em nossas vidas e honremos mais a ela do que a Deus.

"Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?"
(I Samuel 2:29)


4) HONRAR AS AUTORIDADES
"Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas,
como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil."
(Hebreus 13:17)

"Toda a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus."
(Romanos 13:1)

COMO PODEMOS RESTAURAR A HONRA NAS NOSSAS VIDAS?

1. DECIDIR HONRAR E VALORIZAR MAIS A DEUS E DEPOIS ÀS OUTRAS PESSOAS
   A questão é "decidir", porque honra não é um sentimento, é uma decisão. Deus não ordena sentimentos, mas nos ordena a pensarmos e agirmos da forma correta. Em 1 Pedro 2:17, Deus disse, "tratai todos com honra".

2. AGIR DE ACORDO COM NOSSA DECISÃO
   O segundo passo é "agir", porque honra envolve atitudes, fazer, mostrar e expressar.

E A PESSOA QUE NÃO MERECE HONRA?
   É verdade que algumas pessoas possam não merecer honra devido a sua conduta. Talvez um cônjuge agiu com ódio ou sem amor, ou um filho foi rebelde. Mas é interessante o que Pedro disse: "tratai todos com honra" (1 Pedro 2:17).

A HONRA DE DEUS VEM SOBRE AQUELES QUE HONRAM

"...porque aos que me honram honrarei"
(1 Samuel 2:30)



Deus te abençoe!

Seus Pastores,
Felipe Oliveira e Elton Santos

Nenhum comentário: