quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Teologia Inclusiva – Definição

A Teologia Inclusiva está fundamentada em três pilares dos ensinos de Jesus: julgamento, graça oferecida e aceitação:

1. Julgamento
"Não julgueis para que não sejais julgados."
(Mateus 7:1)

2. Graça oferecida
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
(João 3:16)

3. Aceitação
"Então, falou Pedro, dizendo:
Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas;
pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo
lhe é aceitável."
(Atos 10:34-35)

Porém, boa parte dos cristãos do século XXI parece acreditar de forma contrária, alguns são líderes de igrejas, no entanto, decidiram que é perfeitamente adequado julgar os outros e declarar uma abominação o que não é condenado pela Bíblia; geralmente, condenam práticas ou crenças que eles decidem ser contrárias à vontade de Deus. Na verdade, o cristianismo tradicional tem sido apresentado como uma religião heterossexual, de família nuclear e, a religião dos ricos. Não é este o cristianismo que Jesus proclamou e ensinou, não é esta a mensagem da Bíblia.

A religião verdadeira ensinada pela Bíblia é:
"Se alguém pensa que é religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração,
a religião dessa pessoa é inútil. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai,
é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações,
e manter-se isento da corrupção do mundo."
(Tiago 1:26-27)
A proposta principal da Teologia Inclusiva é a aceitação de todos independente de orientação sexual, raça, cor e língua, pois a minoria colocada à margem da sociedade se torna cada vez mais expressiva em número, ações sociais, governamentais e principalmente religiosas. Nesse contexto faz-se necessário uma teologia que contemple a necessidade de aceitação por parte da sociedade, do governo e das religiões, em especial o cristianismo.

A maioria dos cristãos passou a acreditar de forma contrária, alguns deles são líderes de igrejas, no entanto, decidiram que é perfeitamente adequado julgar os outros e declarar uma abominação o que não é condenado pela Bíblia, geralmente, condenam apenas algumas práticas ou crenças que eles decidem ser contrárias à vontade de Deus. Assim, a Igreja muitas vezes tem permitido preconceito para se tornar excessiva e até mesmo dominante em sua filosofia de vida. A Teologia Inclusiva se esforça para aceitar e não julgar ninguém. Ademais, o cristianismo tradicional tem excluído pessoas – alguns são excluídos porque se divorciaram, outros, porque são pais solteiros, outros ainda porque são homossexuais. Na verdade, o cristianismo tradicional tem sido apresentado como uma religião heterossexual, de família nuclear e, a religião dos ricos. Não é este o cristianismo que Jesus proclamou e ensinou, não é a mensagem da Bíblia.

"Tenham cuidado para que ninguém vos faça presa pela filosofia e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo."
(Colossenses 2:8)

"Aqui não há grego nem judeu, circunciso e incircunciso,
bárbaro, cita, escravo, livre, mas Cristo é tudo em todos."
(Colossenses 3:11)


Nenhum comentário: