quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A Homossexualidade e a Bíblia

"Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados(malakoi), nem os sodomitas(arsenokoitai), nem os ladrões,
nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes,
nem os roubadores herdarão o reino de Deus."
(1 Coríntios 6:10)

O termo "malakoi" Foi traduzido em algumas versões bíblicas como efeminados, porém, a tradução correta é devassos ou prostitutosA prova disso está em Apocalipse 22:15 que diz: "Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem (malakoi), e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira."
(Obs: pesquise em outras versões bíblicas e veja que em apocalipse algumas versões também colocam o termo efeminados).

A condenação aqui é a prostituição masculina praticada na época de Paulo, principalmente em Corinto, cidade famosa por sua depravação sexual.

Sodomitas, ou no original "arsenokoitai", eram homens que abusavam sexualmente de outros homens como era o costume de Sodoma, conforme Gênesis 19:

1 Os dois anjos chegaram a Sodoma ao anoitecer, e Ló estava sentado à porta da cidade. Quando os avistou, levantou-se e foi recebê-los. Prostrou-se com o rosto em terra
2 e disse: "Meus senho­res, por favor, acompanhem-me à casa do seu servo. Lá poderão lavar os pés, passar a noite e, pela manhã, seguir caminho". "Não, passaremos a noite na praça", res­ponderam.
3 Mas ele insistiu tanto com eles que, final­mente, o acompanharam e entraram em sua ca­sa. Ló mandou preparar-lhes uma refeição e assar pão sem fermento, e eles comeram.
4 Ainda não tinham ido deitar-se, quando todos os homens de toda parte da cidade de Sodoma, dos mais jovens aos mais velhos, cer­caram a casa.
5 Cha­maram Ló e lhe disseram: "Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Traga-os para nós aqui fora para que abusemos deles".
6 Ló saiu da casa, fechou a porta atrás de si
7 e lhes disse: "Não, meus ­amigos! Não façam essa perversidade!
8 Olhem, tenho duas filhas que ainda são virgens. Vou trazê-las para que vocês façam com elas o que bem entenderem. Mas não façam nada a estes homens, porque se acham debaixo da proteção do meu teto".

Você vê uma relação homoafetiva nesse texto?

Dizem que Sodoma era uma cidade de homossexuais. Mas se isso era verdade, por que então Ló ofereceu suas filhas? Usar esse texto para condenar uma relação homoafetiva é de uma ignorância sem tamanho, pois o texto está bem claro, o pecado sexual de Sodoma foi o abuso sexual. Qual seria outro texto na Bíblia que condena a violência e o abuso sexual senão esse?


O Pecado de sodoma foi apenas sexual?
A própria Bíblia responde essa pergunta:
"Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão,
e próspera ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre
e do necessitado."
(Ezequiel 16:49)

Sodomita é todo aquele que pratica o mal e não faz o bem. É aquele que exclui e tem preconceito, aquele que faz acepção de pessoas.


Levítico 18:22 e 20:13
As práticas relatadas em Levítico 18 eram costumeiras entre os povos pagãos daquela época e estavam associadas a ritos religiosos em devoção aos deuses Moloque, Milcom, Astarote e Baal. Estudos revelaram que os seus templos eram centros de vícios orgíacos, com sacerdotes agindo como prostitutos homossexuais e sacerdotisas prostitutas.

Com relação a estes textos é muito importante ressaltar que nenhuma Igreja Cristã segue as Leis do Antigo Testamento e esse é um dos poucos textos usados, por ignorância, como base de algum pecado. As relações homossexuais aconteciam nos cultos pagãos dos cananeus, conforme entendido por todas as linhas teológicas. Qualquer pessoa que estude e entenda sobre Velha e a Nova Aliança sabe que é sem nexo algum usar um texto do Antigo Testamento para apontar algum tipo de pecado.


Romanos 1:18 – 27-  Idolatria e Orgia Sexual
Texto fora do contexto vira pretexto, não se pode pegar um versículo e criar uma doutrina em cima dele sem analisar os versículos anteriores, os seguintes e entender o contexto histórico e  para quem foi escrito.

O texto de Romanos 1:18-27 fala da impiedade dos homens e a idolatria é um dos temas centrais, ou seja, o Apóstolo Paulo fala de pessoas que não glorificaram a Deus e não lhe deram graças; pessoas que não se importaram de ter o conhecimento de Deus, logo, o texto é direcionado aos idólatras, pessoas que conhecem a Deus e mesmo assim fazem imagens e dão a glória a elas e não a Deus.

O texto deixa bem claro também que havia uma perversão sexual, o que não é o caso de uma relação homoafetiva.

A sociedade romana se destacava como um dos povos mais idólatras da época e uma das práticas que sobreviveu até o império romano era a prostituição cultual. Relações e abusos homossexuais eram comuns nos rituais religiosos do Império Romano, principalmente nos cultos a deusa Cibele. Os homens que participavam desse ritual eram heterossexuais, por isso, a expressão "deixaram a relação natural com a mulher" (v. 27), ou seja, trocaram uma conduta sexual que lhes era natural por uma conduta contrária a sua natureza. Homens homossexuais nunca "deixaram a relação natural com a mulher" porque isso nunca lhes fora natural, muito pelo contrário, vai contra a sua natureza.

Ainda hoje há homens heterossexuais que adotam essa prática, são os denominados "homens que fazem sexo com homens" sem compromisso, simplesmente por prazer. Tais homens se enquadram perfeitamente nas transgressões desse estudo. Não há nada em toda a Bíblia que condene as uniões homoafetivas estáveis e a sua intimidade sexual.

Veja a partir do versículo 28 para que tipo de pessoas esse texto foi escrito, são pessoas que: "não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem."

Julgue você mesmo se você comete esses pecados e, se assim for, há esperança para você, pois servimos a um Deus que pode restaurar sua identidade sexual e seu caráter como pessoa, pois Ele o criou à Sua imagem e semelhança.


Deus criou Homem e Mulher e disse "Multiplicai-vos" - Gênesis 1:26-28
Toda prática que não tinha por objetivo a procriação era considerada antinatural pela cultura judaica. Deus criou o homem e a mulher lhes deu uma ordem para que crescessem e se multiplicassem. Aquele que evitasse filhos como se faz nos dias de hoje seriam mortos. Essa é outra razão pela qual Paulo usou o termo "contra a natureza", para se referir a essas relações.

Deus matou Onã por evitar filhos (Gn 38:9 - 10) por não ser isso natural, pois a prática de evitar filhos não era natural, porque impedia o crescimento e  a multiplicação. Hoje sabemos que casais heterossexuais evitam filhos e outros não podem ter filhos e não são excluídos de suas congregações por causa disso, ao contrário do que acontecia com os eunucos por não poder gerar filhos (Dt 23.1).

Por fim, concluímos que a Bíblia condena todo tipo de promiscuidade. O sexo foi criado por Deus para ser feito com amor e não apenas para satisfazer os prazeres da carne.


O pecado não está em um Relação Homo-afetiva
Infelizmente fomos ensinados que homem casa com mulher e mulher com homem e que as relações homossexuais são apenas para o prazer sexual, porém isso não é verdade. Deus tem um plano para você ser feliz independente de sua orientação sexual. Ele quer vê-lo completo(a) e realizado(a) tanto emocionalmente como sexualmente.

Qualquer pessoa que entra em uma relação baseada em amor irá entender que não há pecado algum nisso. Já aqueles que não se abriram para entender o amor, não conseguem compreender os propósitos de Deus.


JESUS E OS EUNUCOS
"Jesus, porém, lhes respondeu: Nem todos são aptos para receber este conceito,
mas apenas àqueles a quem é dado. Porque há eunucos de nascença (homens que não sentem atração por mulheres); há outros a quem os homens fizeram tais
(homens que foram castrados para cuidar das mulheres nos palácios);
e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos,
por causa do reino dos céus (celibatários).
Quem é apto para o admitir admita"
(Mt 19.11-12)

Jesus em nenhum momento se referiu a homossexualidade e não existe um só pecado que não haja base no Cristianismo para ser condenado. Então, qual é a base cristã para se condenar a homoafetividade? Nenhuma, pois o próprio Cristo não condena.

O Cristianismo é baseado em amor e tudo aquilo que foge desse princípio se torna pecado.
Mas Jesus se refere a homens que não se sentem atraídos por mulheres e no texto acima Ele diz que esses homens não são aptos ao casamento heterossexual (único casamento na época).

Existiam quatro grupos de eunucos como observamos acima. O primeiro grupo que Jesus cita é o eunuco de nascença, ou seja o homossexual (homem que não sente atração sexual por mulheres). No Antigo Testamento os eunucos não podiam servir a Deus, como já lemos em Deuteronômio 23:1. Mas Deus usa o Profeta Isaías dizendo: "E tenho a dizer o seguinte aos eunucos que guardam os meus sábados, que preferem as coisas que me agradam, que aceitam a minha aliança: Dar-lhes-ei, na minha casa, dentro das minhas muralhas, um nome, uma honra muito superior à que teriam se gerassem filhos e filhas; visto que será uma honra que não passará, que não desaparecerá." (Isaías 56:4 - 5)

Igreja Gay? Não, Igreja que ama os Gays, Igreja Inclusiva.


Shalom!
Prs. Elton e Felipe Oliveira

Nenhum comentário: