PALAVRA PARA CÉLULA
MÊS DA ALIANÇA, MÊS DE ABRAÃO
Parte 2
(Gênesis 12:1-3 e Gênesis 15:18)
"Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra."
(Gênesis 12:1 - 3)
"Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: a tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;"
(Gênesis 15:18)
INTRODUÇÃO
Deus é um Deus de alianças. Ele se relaciona com o Homem através de Alianças. E nós somos iguais a Deus, nenhum de nós queremos alguém do nosso lado sem ter aliança conosco.
Aliança não é o que colocamos no dedo quando nos comprometemos com alguém, esse anel é apenas o símbolo de algo muito mais profundo e espiritual. Toda aliança é espiritual.
A Aliança é o que define um relacionamento. Os nossos relacionamentos bem sucedidos são feitos a base de aliança e na maioria das vezes ele acontece naturalmente.
1. NOSSAS ALIANÇAS
1. Com nossos pais - É tão natural que às vezes muitos esquecem de honrar
2. Amizade - Esse tipo de relacionamento é muito natural, mas exige compromisso mútuo e, se não houver o entendimento disso, a amizade pode terminar.
3. Relacionamento amoroso - O natural antes de entrar em um relacionamento amoroso é conhecer a pessoa e é aí que se estabelece a aliança, onde ambos se comprometem um com o outro.
4. Trabalho ou Sociedade - também são alianças, estabelecidas através de contratos e que tanto nos beneficiam. E isso faz parte do conceito de aliança: abençoar ambas as partes.
2. ALIANÇA COM DEUS
Muitos entram na aliança com Deus naturalmente, como os que já nasceram em um lar cristão, mas infelizmente nem sempre honram sua parte na aliança.
Outros decidem entrar nessa aliança após conhecerem a Deus e ao obedecerem o Seu chamado, como foi o caso de Abraão.
Entramos em aliança com Deus a partir do momento em que decidimos entregar nossas vidas para Jesus, porém, não pára por ai, todas as vezes em que Deus pede algo de nós em Sua Palavra Ele está nos convidando a entrar em uma aliança com Ele. E quando obedecemos o Seu chamado e ouvimos a Sua Voz selamos um pacto com Deus.
A aliança com Deus nos traz:
1) DIREÇÃO DIVINA (Gn 12:1)
"para a terra que eu te mostrarei"
Abraão saiu para uma terra que ele não sabia onde era. Imagina você largar tudo para fazer uma viagem sem um trajeto definido? Abraão recebeu direção de Deus a cada passo que ele dava.
Você precisa da direção de Deus? Tem situações nas suas vidas para as quais você precisa de respostas de Deus? Não tenha medo de obedecer a Palavra de Deus. Ele vai te dizer o que fazer e vai direcionar cada um dos seus passos.
2) TRAZ A BENÇÃO DE DEUS SOBRE NÓS (Gn 12:2)
"E far-te-tei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma benção"
Deus falou para Abraão: "Abraão, hoje é você e a sua esposa, mas eu vou fazer de você uma grande nação".
Talvez você se veja pequeno mas Deus está te dizendo, comprometa-se com o Reino de Deus, seja fiel no pouco e Ele te colocará sobre o muito.
Virá uma unção de conquista sobre nós. O Senhor nos abençoará, nos fará conquistar além do que podemos e seremos estabelecidos com referencial para abençoar outras pessoas.
Deus não faz propostas pequenas. A proposta de Deus é sair do pouco para viver o muito. É sair do bom para viver o melhor e sair do melhor para viver aquilo que é melhor ainda!
A expressão benção na Bíblia quer dizer autorização para prosperar. Quando eu digo para você: "eu te abençoo" eu estou dizendo: "você está autorizado a prosperar".
Abraão recebeu sobre si a benção de Deus que o fez prosperar. E a nossa fidelidade a nossa aliança com Deus vai nos autorizar a prosperar em todas as áreas das nossas vidas!
3) A ALIANÇA COM DEUS TAMBÉM NOS TRAZ A SUA PROTEÇÃO (Gn 12:3)
"E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem;
e em ti serão benditas todas as famílias da terra"
Deus estava dizendo para Abraão que ele não precisaria se preocupar com a sua proteção. Ele não precisaria defender-se. Deus mesmo cuidaria de dar a cada um o que dessem a Abraão. Quem o abençoasse seria abençoado e quem o amaldiçoasse seria amaldiçoado.
Você não vai precisar de patuás, mandingas, simpatias, sabonete ungido, travesseiro ungido e etc... Por que a sua ALIANÇA hoje vai trazer a proteção de Deus sobre você e sobre tudo o que lhe diz respeito.
Se alguém te abençoar, Deus mesmo o abençoará. Se alguém se levantar contra você, Deus mesmo se levantará em seu favor e te defenderá.
Por causa da sua aliança Deus vai proteger você, a sua casa, a sua família, os seus relacionamentos, os seus sonhos, o seu trabalho e tudo o que você tem!
CONCLUSÃO
"Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: a tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;"
(Gênesis 15:18)
Deus cumpriu essa promessa na vida de Abraão porque ele foi obediente e assim selaram uma aliança. Hoje essa terra é a nação de Israel. O Mesmo Deus vai fazer com todos aqueles que obedecerem Sua Palavra, todas as promessas que estão na Bíblia são para nós, mas para que elas se cumpram precisamos honrar nossa aliança com Deus.
Pense e responda para si mesmo: você tem Aliança com Deus? Você tem honrado os seus compromissos com Ele? Se não estamos sendo abençoados é porque não estamos honrando nossas alianças.
Muitas vezes vemos pessoas no mundo sendo abençoadas e pessoas na Igreja sempre com a vida amarrada. Você já perguntou para essas pessoas sobre os compromissos espirituais dela? Com certeza elas honram seus compromissos com seus deuses pois fizeram um pacto com eles e um dia sua alma estará com eles. Precisamos também honrar os nossos compromissos com Deus, pois nossa alma um dia estará com Ele, porém, Ele deseja nos abençoar aqui na Terra e no céu.
Ore Comigo assim:
Senhor meu Deus, eu decido me entregar por inteiro a Ti, eu reconheço que o Teu Filho Jesus Cristo morreu na Cruz para me salvar e o confesso como meu único Senhor e Salvador. Perdoe-me por não ter me entregado por completo antes, mas hoje eu estou aqui como Abraão e eu digo sim ao Teu chamado. Eu volto para Ti. Eu entro em aliança contigo e sei que, como a Tua Palavra diz, o Senhor fará o mais que eu preciso. Em Nome de Jesus. Amém!
Obs: Ao final da oração explique que nessa oração nós entregamos nossa vida ao Senhor e as áreas que ainda não havíamos entregado. Peça para levantar a mão todos que decidiram entregar-se ao Senhor (nesse momento todos vão levantar a mão, o foco é não constranger o visitante). E em seguida vamos orar com imposição de mãos pela vida dos visitantes e mostrar que que ele entregou sua vida para Jesus e agora ele terá amigos que vão ajuda-lo a começar uma nova vida e que nas próximas semanas Deus vai mostrar para ele o que vai acontecer de bom com ele, através da vida de Abraão.
Pergunte a todos: Você quer saber o que aconteceu com Abraão depois que ele fez a entrega que fizemos hoje? Venha semana que vem!
Deus te abençoe!
Seus mentores,
Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário