quinta-feira, 24 de julho de 2014

|Palavra para Célula| A FORÇA DO DISCIPULADO

INTRODUÇÃO
   Elias foi um profeta escolhido por Deus para fazer conhecido em Israel o Poder do nosso Deus. Tanto que o nome "Elias" significa "Iavé (Deus) é a salvação".

   Elias havia sido enviado por Deus a casa de uma mulher na cidade de Sarepta. E ali aquela mulher e a sua família tiveram a oportunidade de conhecer a Deus e de viver os Seus Milagres.

   Deus tem um plano para a sua vida e faz parte desse plano você conhecer a Deus em sua intimidade e viver a manifestação do Poder de Deus em sua vida. Aquela viúva teve essa oportunidade por que ela decidiu entrar pelo caminho do Discipulado.

   O profeta Elias, aqui nesse texto, representa o líder/pastor que Deus envia para cuidar dos Seus filhos. Espiritualmente falando o líder torna-se o representante de Deus aqui na Terra para as nossas vidas. Elias profetizou sobre a vida daquela mulher e sua família e Deus cumpriu sobre eles aquela Palavra.

O QUE É SER DISCÍPULO
   Já aprendemos que o discípulo é um seguidor. Mas um discípulo tem algo a mais além do desejo de seguir alguém: o discípulo é também alguém que se deixa moldar pelos ensinos do seu discipulador (Líder/Pastor).

   A situação daquela mulher era terrível: ela estava buscando algo para preparar a última refeição para ela e para o seu filho. Elias então lhe pediu que repartisse aquela refeição com ele também. Aliás, ela deveria servir primeiro a Elias e somente depois alimentar a seu filho. Diante dessa direção aparentemente tão absurda aquela mulher obedeceu a Elias. Ela estava demonstrando que não somente havia decidido seguir a Elias, mas que estava disposta a seguir suas direções.

"Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade."
(1 Reis 17:24)

   Essa história nos mostra a força do Discipulado. Quando nos tornamos discípulos passamos a ser abençoados de uma forma mais direta e específica por Deus e pela vida do líder que Deus colocou sobre nós. Todos nós queremos ter a Benção de Deus sobre as nossas vidas e sobre a nossa casa, não é mesmo? Mas para isso precisamos seguir os princípios criados por Deus para a nossa proteção e que, já estão determinados em Sua Palavra. A história dessa mulher nos ajuda a conhecer alguns desses princípios.

1) DEUS ENVIA HOMENS ESCOLHIDOS POR ELE PARA CUIDAR DE NÓS
   Deus escolheu Elias e o enviou para discipular aquela viúva e a sua casa (v. 9). Deus é tão bom que Ele mesmo se encarrega de escolher líderes/pastores para cuidar de nós.

"Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali;
eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente."
(1 Reis 17:9)

   Elias saiu de sua própria cidade para ir até Sarepta. Olha como Deus se preocupa em cuidar bem de Seus filhos! É por isso que Ele instituiu o princípio do Discipulado: para que todos os Seus filhos sejam devidamente cuidados. Deus colocou Seus pastores sobre a sua vida por que Ele quer cuidar de você e da sua casa se você entrar no caminho do Discipulado.

2) DISCIPULADO É INTIMIDADE
   Enquanto esteve em Sarepta Elias morou na casa daquela viúva. Aqui, a casa simboliza a vida, a intimidade daquela família. Aquela família se permitiu receber Elias em sua intimidade. O discipulado é intimidade. O discipulado é relacionamento. Jesus demonstrou isso ao tornar-se um líder que caminhava junto com os seus discípulos, a ponto de quando a sogra de Pedro ficou doente o Senhor foi até a casa de Pedro para curá-la (Mt 8:14-15).

   Enquanto Elias esteve na casa da viúva ele pôde conhecer melhor a vida, o dia-a-dia daquela família e assim também eles puderam conhecer quem era o líder que os estava abençoando. Esse é o modelo de Discipulado que Jesus instituiu: líder e discípulos caminhando lado a lado. Na intimidade conhecemos uns aos outros e podemos ajudar-nos uns aos outros.

3) O DISCIPULADO TEM O PODER DE MUDAR A NOSSA HISTÓRIA DE VIDA
   Elias foi enviado para mudar a história de vida daquela mulher. Ele a encontrou em uma situação tão miserável que ela não imaginava que seu filho e ela estariam vivos após aquele dia. Eles fariam sua última refeição e então iriam aguardar a morte!

"Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos."
(1 Reis 17:12)

   Aquela mulher recebeu Elias como seu líder, a boca de Deus em sua vida. Ela ouviu as direções de Elias, obedeceu e foi abençoada. Imagine o que teria acontecido com aquela família se eles não tivessem entrado no Discipulado de Elias!?

"E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.
E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministério de Elias."
(1 Reis 17:13-16)

   Deus colocou você em uma Igreja que segue esses princípios para que você seja cuidado e tenha a sua história de vida mudada! Não importa quais sejam as situações contrárias que você esteja enfrentando, se você obedecer às direções espirituais do seu líder, como aquela mulher obedeceu, você terá vitória em todas as suas guerras e até mesmo os decretos de morte serão quebrados, em Nome de Jesus!

   Além daquele milagre a viúva de Sarepta ainda viu seu filho morrer e ressuscitar.

"E depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou."
(1 Reis 17:17)

"E ele disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama, E clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho? Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu."
(1 Reis 17:19-22)

   Esse é o primeiro registro bíblico de uma ressurreição. Foi um milagre extraordinário! Através do Discipulado nós seremos marcados por milagres extraordinários em nossas vidas e em nossas famílias!

Deus te abençoe!

Seus mentores,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos

Nenhum comentário: