terça-feira, 9 de setembro de 2008

Estudo sobre adoração(parte 4)






















A d o r a ç ã o Í n t i m a

“Mais tu quando orares entra no teu quarto e, fechando a tua porta, ora em secreto
e teu pai que vê em secreto, te recompensará publicamente.”
(Mt 6:6)

INTRODUÇÃO


Esse é um estilo de adoração que é feito com oração, pois não existe adoração íntima sem oração. E esse versículo nos dá respaldo para tal teoria.
Para você ter uma vida de adoração você deve ter uma vida de oração, pois é a oração nos leva a uma vida de relacionamento maior com Deus. A necessidade de sabermos sobre essa característica da adoração não é só para que cantemos canções de intimidade com o Senhor, mas também, para que tenhamos uma vida de adoração íntima.

1. ENTRA NO TEU QUARTO



O quarto é um lugar de intimidade. É o lugar que quando fechamos a porta e ficamos à vontade, sem nenhuma preocupação, tranqüilos e com uma privacidade maior. Por isso que Jesus nos ensina a fazer isso quando formos falar com Deus.
O que Deus deseja de nós, como adoradores, é que tenhamos tempo a sós com Ele, para expressarmos os nossos sentimentos e ouvirmos os sentimentos dEle também. Faça tudo em secreto e o seu Deus que te vê em secreto te recompensará.

2. DEUS TEM INTIMIDADE COM OS SINCEROS (Pv 3:32)



A intimidade gera relacionamento, e é isso que Deus quer que tenhamos com Ele, um relacionamento baseado na intimidade e sinceridade. O caminho para isso é ter uma vida de oração e adoração com sinceridade. Qualquer relacionamento depende de sinceridade e está baseado nela.
Ser sincero é falar a verdade, não esconder os sentimentos, não “maquiar” a minha dor e não usar máscaras. Se eu não me sinto capaz de fazer algo para Deus devo falar isso para Ele. Se estou confuso, triste ou descrente, devo abrir meu coração para Ele. Não pense que Ele vai se escandalizar, Ele é Deus e sabe que somos seres humanos, limitados, e a sinceridade do nosso coração é o que Ele quer ver para poder nos ajudar.
Um exemplo disso é Moisés que teve um relacionamento com Deus, baseado na intimidade e na sinceridade, ainda que no início de seu ministério ele tenha tido dificuldades, ele não as ocultou diante de Deus. Ele mostrou todas as suas debilidades e Deus o animou e não o desprezou (Êx 3).



3. ABRAÃO, AMIGO DE DEUS (II Cr 20:7)

As pessoas sabiam que Abraão era amigo de Deus. Até Tiago, no Novo Testamento, relata sobre a amizade de Deus e Abraão (Tg 2:23).
Só é chamado de amigo aquele que tem intimidade com alguém, em quem se pode confiar, contar os segredos, expressar os sentimentos, não é mesmo? O amigo é aquele em quem eu sei que posso contar.
A amizade de Deus e Abraão era recíproca. Tanto Deus era amigo de Abraão, como Abraão era amigo de Deus. Você já parou para pensar se você é amigo de Deus? Se você tem intimidade com Ele, conta todos os seus segredos para Ele, até mesmo aqueles que você não conta prá ninguém, se você não esconde sua dor e não tem vergonha de se expor diante dEle e sabe que pode contar com Ele, então você é amigo de Deus!

4. A AMIZADE DE DEUS

Eu não devo me conformar em apenas eu ser amigo de Deus, mas devo buscar sua amizade também. Sabe aquela coisa de só eu falo, só eu me expresso? Já aconteceu com você, confiar em alguém e sentir que aquela pessoa não confia em você? Pois é... Sabemos que Deus tem sentimentos, e que são expressos através da Pessoa do Espírito Santo. Ele chora, sente dor, mas também sorri e se sente amado. E como seria bom se nós sentíssemos o que Deus sente! Sabe aquelas horas em que você está triste e não sabe porquê? Ore, talvez o Espírito Santo queira compartilhar algo com você.
Busque a amizade de Deus. Busque essa reciprocidade. Não se conforme em apenas falar com Deus, mas queira ouvir a Sua voz. Não seja egoísta em só querer expressar os seus sentimentos, mas deixe-O expressar os sentimentos dEle também!
Tudo o que Jesus ouviu de Deus, Ele falou aos seus discípulos e por isso os chamou de amigos (Jo 15:15). Além disso, eles andavam com Jesus. Deus gosta de andar com seus amigos.

· Ele estava com Adão e Eva no jardim do Éden, todos os dias (Gn 3:8);
· Tomou Enoque para estar com Ele (Gn 5:24).

Ande com Deus, viva com Deus, adore a Deus. Seja amigo de Deus e deixe Deus ser seu amigo também!

NÃO SEJA APENAS UM SERVO, SE TORNE AMIGO DE DEUS.



5. DEUS DE PERTO (Jr 23:23)

O nosso Deus é um Deus de perto! Ele não vive longe de nós, Ele mora em nós, através da Pessoa do Espírito Santo. Por isso o trate bem, converse com Ele, deixe as formalidades de lado.
Na verdade Deus é tudo, Ele é amigo, irmão, Pai, é Jesus, o Espírito Santo. E está perto em todo o tempo. Por isso, quando lhe der vontade de adorar, adore-o. Em todo lugar e em todo tempo. Não existe lugar apropriado para adorar (Jo 4:20 - 21).
Na adoração íntima você não pede nada, você simplesmente se entrega a Ele de corpo, alma e espírito. Afinal, a adoração gera o deleite e a alegria de Deus.
Na adoração íntima ficamos mais perto de Deus, podemos deitar em seu colo, como um filho, cheirar os seus cabelos, como a noiva apaixonada. E ali, junto a Ele, podemos dançar uma dança romântica. Posso também sussurrar uma canção de amor a Ele e dizer que O amo. Sabendo que todo o meu amor é correspondido e que Ele ama como eu sou. E se Ele quiser me mudar, posso dizer, sem medo, que Ele pode fazer o quiser. E com toda a minha vida posso dizer: “Eu sou teu, totalmente teu.”






















Nenhum comentário: