terça-feira, 27 de outubro de 2015

Halloween, uma comemoração que fere os princípios de Deus


O Halloween é uma comemoração pagã ligada à feitiçaria, bruxaria e magia. A Bíblia nos adverte: Não imite o que é mau, senão o que é bom! "Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus". (III João 11)

Nestes dias, os canais de televisão estão com suas programações repletas de filmes de terror, muitas lojas estão com suas vitrines cheias de fantasias de bruxas, máscaras, caveiras, e algumas escolas, principalmente as de idiomas como o inglês, fazendo festas de Halloween. E muita gente acha divertida, deixando que seus filhos participem fantasiados de bruxas, caveiras, sem ao menos procurar conhecer a sua origem.

Você já se perguntou de onde ou como surgiu essa festa? O Halloween é uma festa comemorada no dia 31 de Outubro. É realizada em grande parte dos países ocidentais, mas se torna mais representativa nos Estados Unidos, para onde foi levada pelos imigrantes irlandeses, tendo chegado ali em meados do século XIX.

A história do Halloween tem mais de 2500 anos. Ela surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (dia 31 de Outubro), os espíritos dos mortos saíam dos cemitérios em busca de corpos vivos dos quais pudessem tomar posse. Para espantar esses fantasmas, os celtas colocavam nas suas casas objetos assustadores, como caveiras, ossos, etc.

Por ser considerada uma festa pagã na Europa, no período da Idade Média, foi condenada e passou a ser conhecida como o Dia das Bruxas. Pensando em diminuir essa influência pagã a Igreja “cristianizou” a festa, criando o Dia de Finados. Esta é uma festa com origem na morte, e seus símbolos comuns são caveira, fantasmas, bruxas, zumbis, monstros, etc. Aqui no Brasil, a comemoração dessa data é recente, e chegou ao nosso país por causa da influência da cultura americana.

Temos a tendência de copiar as coisas sem, muitas vezes, procurar saber a sua procedência. E o Apóstolo João nos alerta sobre isso quando diz que não devemos imitar o que é mau, mas o que é bom. Algo que traz em sua origem a morte, o terror, as trevas, não pode, jamais, fazer parte da vida de alguém que conhece a Deus e anda na luz. E o profeta Isaías nos adverte que não podemos confundir o mal com o bem ou o bem com o mal (Isaías 5:20).

Quando permitimos que nossas crianças, adolescentes e jovens façam parte desse tipo de comemoração, estamos abrindo uma porta para que Satanás, o vampiro da alma humana (como diz o Dr. Samuel Fernandes Magalhães Costa), os seduza e os iluda, para depois matá-los, após se apossar das suas mentes.

A feitiçaria, a bruxaria e a magia sempre foram abomináveis aos olhos de Deus. Vamos encontrar na Sua Palavra muitos textos nos quais somos advertidos contra essas práticas. Em Deuteronômio 18:9-14, o Senhor alerta o Seu povo para que, ao entrarem na terra, se deixassem envolver pelas práticas abomináveis do povo que ali habitava, como a adivinhação, a mágica, a feitiçaria, a consulta aos mortos.

Precisamos tomar posição no reino do espírito e obedecer, verdadeiramente, a Palavra de Deus. Como pais, não podemos fechar os nossos olhos e deixar que nossos filhos sejam levados pelas armadilhas do inferno, através de coisas que parecem simples brincadeira, mas carregam em seu bojo a morte. A feitiçaria não é brincadeira nem algo chique, embora seja apresentada assim nos bailes à fantasia ou nos seriados de TV.

É tempo de abrirmos os olhos e vigiarmos, pois o inimigo anda ao nosso derredor, buscando apenas uma brecha para que possa nos tragar.



Extraído de www.mir12.com.br

domingo, 18 de outubro de 2015

|Palavra Para Célula| Festa dos Tabernáculos, Celebrando a Vinda e o Retorno do Messias

FESTA DOS TABERNÁCULOS,
CELEBRANDO A VINDA E O RETORNO DO MESSIAS

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."
(João 1:14)

"E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também."
(João 14:3)


INTRODUÇÃO
Os judeus celebram Tabernáculos para se lembrar do tempo que peregrinaram no deserto vivendo em cabanas e para recordarem todo o mover de Deus na libertação do Egito através de Moisés.

Hoje nós celebramos o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, ou seja, "tabernaculou" entre nós. E também celebramos a vinda do Messias que é Jesus o Verbo que se fez carne, que veio e um dia voltará para buscar a Sua Igreja, como prometeu no texto que lemos.

Tabernáculos é uma linguagem de restauração, é uma chamada de mudança plena. Além de ser uma linguagem de nível profético, é uma linguagem de nível espiritual, partindo do coração de Deus.

Tabernáculos é a festa dos segredos do coração de Deus. Nem todos têm Tabernáculos. Muitos cristãos acreditam que basta celebrar a Páscoa, porque Jesus é o Cordeiro Pascal. Porém, para andar à luz da revelação que Deus tem trazido à nossa geração, uma geração de conquista, precisamos de entendimento ampliado acerca das três festas fixas do Senhor: Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos.


AS TRÊS FESTAS DO SENHOR

"Três vezes no ano aparecerão todos os teus homens diante de teu Deus no lugar que ele escolher: na festa dos pães asmos, na festa das semanas e na festa dos tabernáculos. Não aparecerão vazios diante de teu Deus;"
(Deuteronômio 16:16)

A Páscoa ou Pessach é a festa que aponta para o Cordeiro, para Jesus, o Redentor e Conquistador de todas as nações da Terra. A mensagem da Páscoa arranca o homem do lamaçal do pecado e o devolve para o Reino de Deus. Jesus morreu e ressuscitou. Essa é a tônica da Páscoa.

Em Pentecostes ou Shavuot, celebramos as primícias. É uma festa de inauguração profética, é um ponto de partida. É entregar a Deus os primeiros frutos na certeza de que teremos provisão para todo o ano.

No Novo Testamento, vemos que, em plena Festa de Pentecostes, houve a liberação do poder sobrenatural do Espírito Santo. Foi exatamente 50 dias após a celebração da Páscoa. Ali, a terra entregava aos Céus os primeiros frutos da semeadura que Jesus fez na Terra quando entregou Sua própria Vida como grão de trigo que precisa morrer para frutificar.

Quem tem Páscoa não significa que tenha Pentecostes, mas quem tem Pentecostes, certamente, já tem Páscoa, porque ninguém pode ser batizado no Espírito Santo, receber poder, sem ter passado pela graça salvífica em Jesus.

Quem passa pela obra da redenção está no primeiro degrau da revelação, mas há outros degraus para serem galgados. O degrau seguinte é Pentecostes, poder do Espírito Santo. Mas há o terceiro degrau: a Festa dos Tabernáculos ou Sucot.

A Festa dos Tabernáculos ou a Festa das Colheitas é uma celebração de grande alegria. Um tempo para agradecer ao Pai por todas as bênçãos recebidas, pelos frutos colhidos. Deus quer que aprendamos a entrar na Sua alegria, pois nós somos salvos e essa salvação é pela graça. Graça, no grego, "karis", quer dizer alegria. No hebraico, "roni", quer dizer danças e celebração pela libertação.

A Palavra de Deus nos ensina que o Filho do Homem Se manifestou para nos dar vida em abundância e para que Sua alegria seja completa em nós (Jo 10:10 e 17:13). Alegria completa é aquela que preenche o nível do espírito, da alma e do corpo.

A Páscoa nos leva a um choro e um pranto: Jesus morreu. Mas, logo em seguida, vem a alegria: Jesus ressuscitou! Vem, também, a alegria de Pentecostes: o poder do Espírito Santo. Em Tabernáculos, celebramos a alegria do retorno do Messias, a certeza de que o Verbo Vivo de Deus, que "tabernaculou" em nosso meio, cumprirá a promessa de que voltará para arrebatar Sua Noiva, a Igreja.

Hag Sameach! Feliz Festa dos Tabernáculos!



Deus te abençoe!

Seus mentores,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos

sábado, 17 de outubro de 2015

|Palavra para os 12| Noivado, uma Aliança em Deus

Noivado, Uma Aliança em Deus
Deus é Bom. Ele sempre tem um novo tempo para a aliança, para a qual sempre devemos dizer sim.
Existem várias formas de trabalhar a aliança e existem várias maneiras de conviver na aliança. A aliança não se faz por consentimento e individualismo. Toda aliança é regida por princípios. Toda aliança tem o manto do princípio. Não podemos fazer na aliança o que achamos que devemos fazer, porque cada aliança estabelece regras, orientações e pactos que não podem ser violados. 
As duas partes da aliança: britz e dietik
A aliança tem uma parte chamada por Deus de britz – fluir em sangue ou doação integral da vida. Aliança é a vida fluindo. Aliança é também dietik – entregar-se sem reservas. Quando fazemos uma aliança, precisamos entregar a vida e essa entrega deve ser feita sem reservas, na totalidade.

As duas vozes da aliança
A aliança tem duas vozes: a do que fala e a do que ouve. A aliança é um relacionamento de perguntas e respostas. Aliança sem diálogo é assinatura de óbito. Os que não conseguem dialogar na aliança podem começar a se preparar para o luto. Existem muitas coisas que se comunicam na aliança, assim como existem muitas maneiras para fazer aliança correr de forma saudável, e para fazer prosperá-la.
Toda pessoa que entra em aliança, debaixo de bênção, prospera, muda de vida. Você pode olhar para você e ver quem era e quem é, depois de ter se aliançado com o Messias. Quando você entrou em aliança, um manto de prosperidade veio sobre você.

A comunicação da aliança
Na aliança, a comunicação é uma forma de consolidação. Quanto mais comunicação na aliança, mais saúde ela terá. Quanto menos o casal se comunicar, mais problema terá na aliança. E começam os problemas mesmo, porque ninguém casa para ser infeliz. Uma das bênçãos da aliança ser feliz.
Você pode imaginar quão frustrante é para alguém casar e ter ao seu lado alguém de cara fechada, infeliz, mal-humorado? Dentro da aliança, todos esperam saúde, alegria e não conviver com um cônjuge intragável. Ninguém quer casar para ser infeliz, porque temos a consciência de que só devemos casar uma vez. Os judeus casam-se apenas uma vez. E nós cristãos, também, devemos casar apenas uma vez e ser fiéis ao cônjuge da nossa aliança.

 Noivado, Uma Aliança
Enquanto a palavra “namoro” não é encontrada na Bíblia, embora isso não signifique que não se deve namorar, conforme estudamos anteriormente; a palavra “noivado” é encontrada várias vezes na Bíblia Sagrada, tendo o noivado sido uma prática da sociedade dos tempos bíblicos tanto no velho como no novo testamento. O assunto da nossa aula de hoje é o noivado, iremos aprender a sua importância no contexto cristão e como um casal cristão deve se portar neste período. 



O noivado nos tempos bíblicos:
Na época do antigo e do novo testamento, o noivado era bastante sério; neste período que durava aproximadamente um ano, eram feitos os preparativos para o casamento, tais como: O acerto do dote; a indenização (para os pais da noiva) caso o casamento não se concretizasse; etc...


Era praticamente impossível que o casamento não ocorresse, pois o envolvimento familiar e da sociedade era tão grande que um rompimento de noivado causaria sérios problemas.



Foi neste contexto que José e Maria se encontravam quando ela se achou grávida pelo poder do Espírito Santo. Após o noivado os jovens eram chamados de esposa e marido respectivamente (Mt 1.19). O período de noivado duraria aproximadamente um ano e neste período o rapaz era liberado do serviço militar (Dt 20.7). Somente após o casamento eles viveriam juntos e teriam relações sexuais (Mt 1. 18-25). A pureza sexual era tão importante que se um homem tivesse relações sexuais com uma noiva, seria morto a pedradas (Dt 22.22-29)!



Em nossa sociedade atual, o noivado tem sido deixado de lado, haja vista os jovens de hoje serem descompromissados e não se importarem com os valores morais. Quem não deseja noivar, não deseja compromisso! Na igreja do Senhor não é assim! 



A importância do noivado para o cristão
Existem muitos motivos para que o noivado seja mantido entre os cristãos, embora os costumes tenham mudado no que se refere aos dotes e outras práticas. Vejamos:

1) O noivado é um modo de formalizar um compromisso. Sabemos que o ser humano tende a falhar em suas promessas, e o noivado firma as promessas do namoro diante de Deus, da igreja e da sociedade.


2) O noivado evita a irresponsabilidade por parte de ambas as partes envolvidas no relacionamento e estabelece um limite no tempo de namoro. O namoro serve para confirmar o relacionamento e o noivado para afirmar esta confirmação. Ser noivo significa afirmar que já fizeram a escolha definitiva e que estão assumindo um compromisso de, em breve, se casar.


Preste atenção: Durante o namoro vocês se conheceram e viram que era isso mesmo o que queriam e que Deus havia aprovado, agora estarão noivando para confirmar diante da igreja a decisão que tomaram, assumindo publicamente este compromisso. Eis aí um dos motivos pelo qual terminar um noivado é algo bastante sério. 


A) Alguém que namora a mais de três anos e não se decidiu, na verdade está enrolando, ou é infantil e irresponsável para assumir um compromisso.

b) Casal de jovens que termina o noivado deve ser disciplinado por um tempo para aprenderem a ser responsáveis (logicamente cada caso será analisado à parte)!




3) Na sociedade não existe mais o noivado por causa da falta de compromisso, na igreja ele deve ser  mantido por causa do testemunho cristão! 


O período de noivado

Este período serve para: Preparativos visando o casamento. Para se preparar um casamento leva-se cerca de 1 ano. Então quem quer algo sério noiva, afinal noivado é isso, relação seria. Se você ama, o que impede entrar em um compromisso sério? A benção de Deus alcança os aliançados e noivado é aliança.




O noivado cristão
Neste período deve ser mantida a santidade do casal. A vigilância deverá ser maior ainda, principalmente pelo fato de ambas as partes já terem decidido a respeito do casamento.


Quando olhamos para o noivado a luz da Bíblia, percebemos que ele é usado como figura do relacionamento entre Cristo e a Igreja  Neste relacionamento existem elementos importantes:


• Jesus vem buscar uma noiva santa (Mt 25.1-6) 


• O noivo também é santo (Jesus é Santo!) 



• Cabe a todos zelar por está santidade (2 Co 11.2)



Jesus não abandonará a sua noiva, Cristo virá nos buscar, assim os noivos devem honrar o seu compromisso.


Você poderia imaginar Jesus “dando um cano” na igreja? Você poderia imaginar Jesus não honrando os seus compromissos e as promessas que fez a sua noiva? É impossível Jesus nos abandonar! 



Is 62.5; Ap 19.7; 21.2; 22.17
O Espírito Santo e a noiva diz: Vem! Ela deseja casar!


O noivo não responde: Quem sabe venho, ou então, deixa para daqui a alguns anos. 

Absolutamente não! O noivo diz: Certamente! E tem mais: Cedo venho!



O pré-nupcial
No final do período de noivado, quando a data do casamento já está definida, deverá ser agendado com o pastor um aconselhamento pré-nupcial onde serão tratados vários assuntos de uma forma abrangente e bem “aberta”.


O pré-nupcial também deverá ser feito com relação à parte médica, para isso, os noivos deverão marcar consulta com um médico separadamente.



Rompendo o noivado
Neste caso, que é exceção, e não regra; a família deverá ser comunicada e também o pastor da igreja. Será analisado o motivo e a igreja tomará a postura bíblica quanto ao fato. Na maioria dos casos o rompimento é bastante traumatizante e traz conseqüências sérias demais para “acabar em pizza”.


Conclusão
O noivado é bíblico e deverá ser levado a sério, trata-se de um compromisso assumido diante de Deus, da igreja e da sociedade. O noivado cristão deverá ser um período de preparo para o casamento onde a santidade deve ser preservada.

|Palavra para os 12| Como Entrar em um Relacionamento Afetivo Consolidado

como entrar em um relacionamento amoroso (afetivo) Consolidado

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu."
(Eclesiastes 3:1)


QUAIS SÃO OS PASSOS DE UM RELACIONAMENTO CRISTÃO E UM RELACIONAMENTO NÃO CRISTÃO?

1 ) OLHAR PURO (Cristão)
      - Olhar Sujo (Não Cristão)

2) SE CONHECENDO PELA AMIZADE (Cristão)
     - Se Beijando (Não Cristão)

3) O CONVITE (VAMOS ORAR?) (Cristão)
     - O convite (Vamos transar?) (Não Cristão)

4) A RESPOSTA DE DEUS (Cristão)
    - O início da Brigas (Não Cristão)

5) A BENÇÃO DA AUTORIDADE ESPIRITUAL (Cristão)
    - As feridas emocionais (Não Cristão)

6) SAIR PARA SE CONHECER MELHOR (Cristão)
    - Mentiras e traições  (Não Cristão)

7) COMEÇAR ( Cristão)
     - O término da relação (Não Cristão)

Sabemos que em alguns casos termina-se antes mesmo de ter começado. Na maioria das vezes quando se vai para cama que é o chamado ficar, que a Bíblia define como Prostituição uma das partes sentem nojo e o que poderia ser uma bela amizade ou ate mesmo um casamento interrompe-se algo que poderia ser uma benção.

Nossas Atitudes definem o que nós queremos e não as nossas palavras. Como alguém diz que quer algo sério e de Deus se vai para cama com uma pessoa que não conhece? Se você vai para cama com um desconhecido você para satisfazer um desejo da sua carne e Conscientemente entrar em um relacionamento mundano e sem a benção de Deus.

Salomão escreveu esse texto depois de uma vasta experiência, ele se desviou dos caminhos do senhor e abriu mão de tudo que havia conquistado pra satisfazer a sua carne.
Como Salomão vemos muitos sendo desconsolidados poor relacionamentos mudanos.
Abrindo mão do seu chamado e da sua salvação por mais uma relação frustrada que não passará de 1 mês, ou no máximo 4 meses. Ou então por um relacionamento onde vai apanhar e ser traído.

Todas as frustrações e decepções que vivemos são exatamente por não termos seguido esses passos, nãO estou garantindo que você vai se casar com a pessoa que decidir entrar nessa aliança de santidade com você, mas lhe garanto que você não sofrerá o mesmo que sofreu quando agiu na carne.

Por isso não faça birra com Deus dizendo que não quer mais ninguém na sua vida, seja inteligente e sábio, e aprenda que tudo tem seu tempo, e esse é o tempo de começar!
E você que já começou olhando com um olhar puro, tenha conversas sadias seguindo o segundo passo e nesse tempo fale do seu interesse pela pessoa e então você pode optar por conquistar essa pessoa, ou por manter uma amizade com ela.  se não der certo você não fez nada impuro e errado então você pode voltar para o primeiro passo e continuar olhando.

Porém esse olhar jamais deve ser para um visitante na igreja,se a pessoa for visitar a igreja e já demonstrar interesse em alguém como vamos saber se ela realmente quer algo serio com Deus ou apenas um namoro? As pessoas precisam primeiro se apaixonar por Jesus, pela igreja e depois pensarem nessa área.  E de extrema importância o novo convertido crescer na fé primeiro antes de entrar em um relacionamento.

Você já imaginou entrar em um relacionamento com alguém carente, infeliz, frustrado, que não gosta de ler a Biblia, que não jejua, não ora, não evangeliza, ciumento que não vai deixar você desenvolver seu ministério como um 12?

Então amadureça e cresça na fé pois se isso acontecer nem assunto você terá com alguém que não professa a mesma fé que você e vai te afastar do teu chamado.

Muitos deixaram de ser lideres na igreja, de serem 12 porque seus namorados eram Bebês espirituais e não aceitaram que eles fossem discpuladores e cuidassem de outras vidas. E è natural alguém que não conhece Jesus ser ciumento.

A ausência de Jesus faz a pessoa ser em ciumentas e agir na carne.

Sabemos que há milhares de pessoas dentro das igrejas que já são lides e são mal caráter, pessoas que estão dentro da igreja e não são filhos de Deus. O Apostolo João diz que quem anda nas trevas  ou quem pratica o pecado não é filho de Deus (procurar bases)
Se existem lideres que ainda não foram libertos da prostituição, me responda, como alguém pode aceitar Jesus hoje e já ser a pessoa que não vai trair você.

Nós precisamos ser inteligentes!  Jesus dentro do ser humano é que o capacita a ser humilde, fiel, honesto, generoso, alegre e ter todas as qualidades que você deseja em alguém.

E meu querido  o caráter de Jesus não se imprime em alguém da noite para o dia.

E  melhor que aqueles que ainda não aprenderam a ser fieis , e que ainda estão na promiscuidade que é o mesmo qeu prostituição se libertem antes de entrar em um relacionamento.

Vocês como lideres devem ensinar seus discípulos que mesmo que estejam no processo de libertação da promiscuidade (prostituição) não devem perder a fé (imaginar o futuro) pois se perderem a fé, se não sonharem  estarão caindo no laço do diabo. Pois o que o diabo quer é que as pessoas esqueçam o sonho de ter um relacionamento santo e que percam a fé, para manterem essas pessoas na prostituição.

Ensine-os que quando houverem eventos para vida sentimental é a oportunidade de serem ministrados e aprenderem  princípios para seguirem quando estiverem prontos para serem fies.

Argumentos que impedem as pessoa de seguirem esse passos

1. É muito difícil!
Do que adianta a pessoa fazer do jeito dela e viver quebrando a cara

Se você já tentou do seu jeito. e não deu certo, agora faça do jeito de Deus.


2    2. Não quero mais saber de relacionamento amoroso
 Na maioria das vezes isso é uma desculpa para não fazer o que é certo.

 Porque se aparecer alguém propondo casamento após o primeiro olhar a pessoa acaba cedendo aos encantos da carne.


CONCLUSÃO
Hoje Deus deu a você uma direção, O mesmo Deus que abriu as portas em outras áreas da sua vida e te fez prosperar e tantas outras coisas é capaz de prosperar sua vida sentimental.

Porém não depende dEle! Depende únicamente de Você!

Você vai ficar traumatizado,frustrado, decepcionado, acausado pelos seus erros e pecados ou vai dar a volta por cima?

Ficar com pena de si, não vai resolver nada! Ficar esperando alguém olhar pra você muito menos. Reaja!

Não há problema algum você olhar para um novo convertido que já tem algumas semanas indo a igreja, mas seja santo! Tenha olhar santo e mente santa! Não escandalize a obra de deus porque Jesus disse que ai daquele que por ele vier o Escandalo!

Se você errou, seja inteligente e recomece, pare de ficar se lamentando.

Lembre-se! Suas atitudes definem seu futuro!

Nesse momento vou orar por você, impor as mão sobre sua cabeça e o milagre e o impossível Deus fará.


Porém seguir os passos não é algo impossível e isso você que deve fazer.

sábado, 10 de outubro de 2015

Palavra para os 12 | Vencendo os Gafanhotos

VIVENDO A RESTITUIÇÃO DO QUE O GAFANHOTO CONSUMIU
"E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado."
(Joel 2:25 - 26)

INTRODUÇÃO
Joel profetizou numa época de grande devastação de toda a terra de Judá. Uma enorme praga de gafanhotos havia despido a zona rural de toda a vegetação, destruiu até as pastagens, tanto das ovelhas como do gado; até mesmo tirou a casca das árvores de figo. Em apenas algumas horas, o que tinha sido uma terra bonita, verdejante, havia se tornado um lugar de desolação e destruição.

OS GAFANHOTOS ONTEM E HOJE
Podemos realmente entrar no cenário bíblico e contemplar o quão terrível deve ter sido a invasão destes seres nas lavouras de Israel.

Especialistas no assunto dizem que o gafanhoto é citado no Antigo Testamento como uma das dez pragas lançadas sobre o Egito para castigar o Faraó, por não ter permitido que os judeus praticassem o êxodo e seguissem em direção à Terra Prometida. Hoje, passados mais de três mil anos, o mundo evoluiu, porém, nem todos os avanços tecnológicos foram suficientes o bastante para conter e erradicar a praga milenar do gafanhoto, que continua sendo uma das piores ameaças às lavouras e plantações enfrentadas pelo homem em quase todo o planeta.

CURIOSIDADE SOBRE OS GAFANHOTOS
Segundo os Entomologistas, um enxame de gafanhotos pode conter bilhões de insetos e consumir milhares de toneladas de vegetação em um único dia. O gafanhoto-gigante chega a medir de 10 a 13 centímetros.

A TERRÍVEL INVASÃO DOS GAFANHOTOS
O profeta Joel descreve a invasão de uma praga de gafanhotos que destruiu tudo no seu caminho e empobreceu o povo. Nesta situação, o profeta insistiu com o povo que se voltasse para o Senhor, com arrependimento sincero. Acreditamos que esses gafanhotos não só têm o sentido literal, como insetos destruidores, mas também o sentido material como reinos de homens, e espiritual como hostes da maldade.
  • Sentido literal: Em Joel 1:4, encontramos uma devastação ecológica provocada por gafanhotos reais, também comum nos dias atuais.
  • Sentido material: Todos os impérios que invadiram Israel (Babilônia – 606 a.C., Medo-Pérsia 539 a.C., Grécia – 332 a.C. e Roma 165 a.C.), provocaram destruição, miséria, fome e morte. Tais reinos representam no sentido material a força bélica que conquistaram e escravizaram o povo de Deus.
  • Sentido espiritual: acreditamos na possível batalha espiritual que houve em tempos bíblicos e que há também nos dias modernos. Só mudaram os tempos, mas os demônios permanecem os mesmos, atuando de forma terrível no dinheiro, patrimônio e vidas dos desavisados da advertência divina da Escritura Sagrada. Sim, acreditamos, pregamos, ensinamos e escrevemos que existem gafanhotos no espaço – demônios que atuam sobre a Terra.

"não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."
(Efésios 6:12)

DESCRIÇÃO DO PROFETA JOEL (Joel 1:6)
O profeta Joel disse que os dentes desses gafanhotos são como dentes de leões, numerosos e poderosos; seus queixos são fortes como de leões, que não se cansam de trabalhar, destruindo dia e noite. Agem com estratégia de guerra, correm como soldados valentes, não se desviam de seus propósitos de destruição, espalham medo e terror aos agricultores. Cada bando de gafanhotos percorre o seu caminho e não se desvia da sua fileira de combate.

AÇÃO ESPECÍFICA DOS GAFANHOTOS (Joel 1:7)
"Fez da minha vide uma assolação, destroçou a minha figueira, tirou-lhe a casca, que lançou por terra; os Sarmentos se fizeram brancos"

O Profeta Joel fala de maneira clara sobre a ação dos gafanhotos na videira. O CORTADOR vem assolando a videira, ou seja, comendo-lhe as folhas; já o gafanhoto MIGRADOR vem destroçando a videira, quebrando-lhe os galhos; o gafanhoto DEVORADOR já age com poder, e a força de produção se torna estéril; e, finalmente, vem o gafanhoto DESTRUIDOR, e lança a videira por terra, matando-a.

Joel fala da Locusta do gafanhoto, do Pulgão e da Lagarta que são fases da vida do gafanhoto. Cada tipo de gafanhoto representa uma legião de demônios que age na vida do homem. Estes demônios agem no patrimônio do homem, destruindo casas, carros, roupas, mantimentos e salários; provocam desastres de carros, aviões, afundam navios, derrubam prédios, matam pessoas, destroem nações, famílias, Igrejas, casamentos e lares.

AS CONSEQÜÊNCIAS (Joel 1:12)
Esses gafanhotos agem deixando como resultado vergonha, dor, lamento, pranto, luto e morte. Deixam a terra assolada, o cereal destruído, a videira seca, os olivais murcham e semeiam tristeza entre os homens.

Os agricultores que após a colheita tinham alegria de oferecer no altar de Deus uma oferta de gratidão, já não podiam fazê-lo, e, por consequência, os ministros ficaram impedidos de fazer a obra de Deus.

A semente mirrou debaixo dos seus torrões, os celeiros foram assolados, os armazéns derribados, porque não havia mantimentos a serem guardados. O gado gemia de fome e de sede porque não havia pastos; as árvores morreram, rios secaram. Antes desses gafanhotos chegarem, o Profeta Joel diz que a terra diante deles era como o Jardim do Éden (Jl. 2.3), tudo verde e bonito, mas quando eles passam transformam a terra num deserto.

CONHECENDO MELHOR OS GAFANHOTOS
Certamente, nenhum livro do mundo poderia contar por completo a ação e história do que estes demônios já destruíram, porque cada pessoa no mundo, seja ela cristã ou não, tem histórias lamentáveis de como estes demônios agiram em suas vidas, roubando-lhes suas riquezas, deixando-as na miséria, desmoralizando-as, sujando-lhes o nome, provocando-lhes vergonha, luto, dor e angústia profunda, aonde muitos chegam até ao suicídio. A partir de agora, você verá como estas quatro legiões de demônios agem, e também como se livrar de cada uma delas.

1 – CORTADOR
O gafanhoto CORTADOR é a lagarta ainda pequena que mora na lavoura e o agricultor fica desesperado tentando expulsá-lo, usando todos os meios possíveis e imagináveis para se livrar dele, mas é tudo em vão. A casa do CORTADOR é a lavoura. Nem inseticidas e nenhum outro veneno agrotóxico, nem pessoas tocando-os, nada os tira da lavoura. É uma praga violenta.

O gafanhoto CORTADOR tem o poder de cortar parte do fruto, sempre comendo uma parte, ele tem o poder de ‘bichar’, estragar um pedaço do fruto. O agricultor nunca colhe o fruto por completo. Você já comeu uma fruta em que parte dela está bichada? Os agricultores têm feito de tudo para se livrarem deste prejuízo, mas a ação do gafanhoto CORTADOR é destruir uma parte da lavoura.

A legião do CORTADOR trabalha 24 horas por dia na vida do homem que NÃO OBEDECE A DEUS. Esta legião tem o poder de cortar parte das riquezas, bens e salários, ou seja, de tudo que a pessoa infiel ganha, uma parte pertence a ele. O CORTADOR come através do cigarro, da bebida, dos jogos de azar, de remédios, fazendo de sua casa uma farmácia. O infiel sempre gasta parte do seu dinheiro com prejuízos, com coisas que não edificam. Este dinheiro está sendo jogado fora todo mês (Isaías 55.2).

"Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom,
e a vossa alma se deleite com a gordura."

2 – MIGRADOR
O gafanhoto MIGRADOR está em fase de crescimento e por isso viajam em bandos, em busca de alimento. Quando acabam de comer em um lugar, logo passam para outra plantação. Ele já não mora na lavoura, mas voa em bandos, de lugar para lugar, agindo de surpresa, comendo mais um pedaço do fruto. O CORTADOR já tinha levado uma parte, agora chega o MIGRADOR e leva mais um pouco. Este gafanhoto chega à lavoura, faz seu serviço e vai embora, aumentando o prejuízo para o agricultor.

MIGRADOR significa inconstante, que não permanece em lugar nenhum; a cada hora está em um lugar diferente. O MIGRADOR vem de tempo em tempo, de mês em mês, de dois em dois meses, de quatro em quatro meses ou talvez duas vezes por ano, mas, quando ele chega, dá um prejuízo de surpresa que a pessoa não esperava.

O MIGRADOR chega ao Patrimônio, faz o que tem que fazer e vai embora. Esta legião de demônios trabalha voando por aí, promovendo prejuízo, acidentes de carros, estragando bens e riquezas, forçando o homem a gastar parte do seu salário com despesas inesperadas, mais uma parte do dinheiro que vai embora porque “o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado” (Ag 1:6).

O Migrador passa como um relâmpago, deixando o homem arrasado, chorando, revoltado com o prejuízo, mesmo assim você supera e vai levando a vida. Só que a terceira legião está para atacar

3 – DEVORADOR
O gafanhoto DEVORADOR está na fase adulta e reprodutiva. Alimenta-se muito mais porque tem o objetivo de colocar seus ovos na lavoura. Quando chega à lavoura, o agricultor já não pode mais vender o fruto, porque já está tudo arrebentado; se sobra alguma coisa, é de muito pouco valor para vender; este gafanhoto tem o poder de levar o agricultor à falência, o prejuízo é certo. O que ele colhe não vale nada, não há colheita nem para sua própria subsistência.

A legião do DEVORADOR é mais arrasadora do que as duas primeiras legiões. Quando estes demônios se manifestam na vida de uma pessoa, eles a deixam passando necessidades e tomam seus bens sem nenhuma explicação. A legião do DEVORADOR é tão terrível que em pouco tempo leva a pessoa a uma vida de miséria e dor. O DEVORADOR age com uma estratégia de encurralar a pessoa numa situação de dívidas, prejuízos, que humanamente falando jamais conseguirá pagar seus compromissos. Quando a pessoa menos percebe, o DEVORADOR roubou sua riqueza, anos de trabalho. Primeiro estes demônios agem com astúcia, envolvendo a pessoa em negócios sombrios, perigosos, e desonestos. Fazem com que a mentira seja o sustentáculo na vida dessa pessoa, que diante dessas trapaças, acaba sendo processada, seus bens vão a leilão, intimações policiais começam a chegar a sua casa e, por causa das dívidas, é até ameaçada de morte, e ainda fica sem crédito, sem moral, sua palavra não tem valor para ninguém.

Estes demônios fecham todas as portas não deixando a pessoa ganhar dinheiro, e nem arrumar emprego. Tudo que você faz é em vão e muitas vezes perde a própria família. Estes demônios levam ao alcoolismo, a insônia e o lamento constante.

4 – DESTRUIDOR
O gafanhoto DESTRUIDOR é o filhote que eclodiu dos ovos deixados pelo devorador. Este pulgão suga a seiva da planta e é capaz de matá-la. Com seu veneno que infecta a planta, pode afetar inclusive o agricultor. O demônio representado pelo gafanhoto DESTRUIDOR não age apenas na lavoura, mas também na vida do agricultor, na sua casa, destruindo tudo o que pode, até provocando desastres terríveis.

A legião do DESTRUIDOR é assassina. Cumpre o que diz João 10.10, que o diabo “veio para roubar, matar e destruir”. Esta legião induz, falando ao ouvido das pessoas para se suicidarem, provocando desastres acompanhados de morte. Por causa dos prejuízos e das dívidas, muitos acham que não tem solução e acabam com a própria vida. Estes demônios provocam tragédias, levando famílias inteiras à morte. Os espíritos destruidores semeiam morte, pânico, medo e pavor.

As legiões do DESTRUIDOR usam muitas das intempéries da natureza como fogo, enchentes e ventania, para exterminar as riquezas do homem. Provocam as mais terríveis destruições e morte que chocam o mundo. Quando eles agem, normalmente a notícia é de tanta repercussão que a televisão, o rádio e o jornal não têm como deixar de publicar estes acontecimentos. Depois que eles agem, não se pode fazer mais nada além de recolher cinzas, lama e destroços.

O PODER DOS GAFANHOTOS SOBRE OUTROS DEMÔNIOS
Estas quatro legiões têm voz de comando sobre outras legiões. Por exemplo: Se querem tomar suas riquezas através de doenças, eles ordenam aos espíritos de enfermidades que coloquem doenças nas pessoas e estas começam a gastar tudo que possuem com remédios, médicos e hospitais, porém a doença continua porque é causada por um demônio. Se eles querem atingir sua riqueza através do adultério e prostituição, eles ordenam as legiões de espíritos que agem no sexualidade e estes passam a dominar homens e mulheres gastando todo o seu com a prostituição.

O Destruidor mata através de outras legiões onde ele ordena espíritos de morte a agirem nas pessoas. Todo assaltante ou sequestrador que mata são usados pelo destruidor, por tabela, através de outras legiões.

CONCLUSÃO
Como vencer as legiões? Como vencer estes demônios? Como proteger nossos bens, riquezas e salários das quatro legiões? Através dos Dízimos, Ofertas e Primícias.
  • O DÍZIMO traz uma benção especial que nos livra especificamente do devorador protegendo o nosso patrimônio, nossos bens e etc. E nos livra de toda esterilidade, sequidão e miséria.
  • A OFERTA garante a prosperidade sobre as nossas vidas. Estando livres dos gafanhotos por causa da benção de ser um Dizimista, agora, como ofertantes fiéis iremos prosperar abundamente.
  • E as PRIMÍCIAS? Primícia é um segredo espiritual de Deus para as nossas vidas. Primícia fala do “primeiro”. O primeiro é o melhor. Assim como ganhar o primeiro pedaço de um bolo em um Aniversário é uma honra, a Primícia é uma honra ao Sacerdote que tem nos abençoado. E o Apóstolo Paulo nos traz um ensinamento poderoso a respeito disso: “E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.” (Romanos 11:16). A sua Primícia deve ser a primeira coisa que você deve entregar ao receber o seu salário, pois não sabemos a origem do dinheiro que chega a nossa mão. Este dinheiro pode ter passado por mãos de um assaltante, pode ter sido usado para financiar um sequestro ou até mesmo ter sido usado para pagar ofertas a outros deuses e etc... A Primícia santificará o dízimo e o dízimo protegerá os nossos bens!


"E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado."
(Joel 2:25 - 26)


E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa,
diz o Senhor dos Exércitos.

(Malaquias 3:12)