terça-feira, 14 de julho de 2015

|Palavra para Célula| JOSUÉ, UM DISCÍPULO QUE DEU CERTO

PALAVRA PARA CÉLULA
JOSUÉ, UM DISCÍPULO QUE DEU CERTO
(Êxodo 17:8 - 10)

" Então veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim. Pelo que Moisés disse a Josué: Escolhe –nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei no cume do outeiro e a vara Deus estará na minha mão. E Josué fez como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque, mas Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do outeiro."


INTRODUÇÃO
Josué acompanhava Moisés já há bastante tempo. Moisés aprendeu a confiar em Josué e este estava dentre os homens escolhidos para julgar o povo no deserto de Refidim. É interessante notar que Josué, no capítulo 17 de Êxodo, desempenha uma função que somente alguém de muita confiança poderia fazer:

Talvez Josué tivesse sido pego de surpresa com a ordem de Moisés. Liderar o povo numa batalha não era algo fácil, mas ele tinha confiança em seu líder. Ele sabia que Moisés era um homem de Deus e não o meteria numa furada. Isso mostra uma outra realidade do discipulado: Josué só deu ouvidos a tudo o que Moisés lhe disse porque confiava nele. Eles tinham relacionamento. Havia diálogo e confiança mútuos entre esses dois grandes homens.

Esse relacionamento era tão profundo que no versículo 13 do capítulo 24 de Êxodo, Josué é chamado "servo de Moisés". Isso é discipulado. Quando existe relacionamento verdadeiro no discipulado o discípulo tem prazer em servir ao seu líder. Faz isso com ligeireza de coração e não com amargura.

No capítulo 32 do mesmo Livro, mais uma vez temos o relato da aproximação e do relacionamento verdadeiro de Moisés com Josué:

E, ouvindo Josué a voz do povo que jubilava, disse a Moisés:
Alarido de guerra há no arraial
(Êxodo 32:17)


JOSUÉ FOI UM DISCÍPULO QUE DEU CERTO POR QUE:

1) Josué não era discípulo de Moisés apenas no nome, mas na prática. Qual foi a última vez que você procurou seu Discipulador?

2) Em segundo lugar, Josué foi um discípulo que deu certo, pois ele confiava em Moisés

Ninguém confia em alguém da noite para o dia. A confiança acontece quando há um relacionamento. Há discípulos que acham que só devem procurar seu Discipulador para questões espirituais. Seu Discipulador é seu amigo e você deve confiar nele como amigo. E essa confiança só aumentará se você conversar com ele a respeito do dia dele, se você se preocupar com ele, dar bom dia e contar coisas boas também.

O Discipulado é relacionamento, logo, Discipulado sem diálogo não é Discipulado. Nesse Mês de Josué quem vai levar você até a sua conquista é o seu Discipulador. E quem é o seu Discipulador? É aquele em quem você confia; é o seu amigo que você procura nos momentos difíceis e também nos momentos de alegria.

Você não está sozinho em sua caminhada, além de você ter o seu Discipulador, você tem a cobertura espiritual dos seus Pastores de quem você também é discípulo. E todo aquele que é fiel as autoridades espirituais aqui na Terra tem direito a prosperar. A unção que você  honrar, nela você vai prosperar.

3) Josué foi um discípulo que deu certo por que ele era servo. O discípulo que quer dar certo, ou seja, ter êxito na vida, tocar as promessas, precisa aprender a servir.

"Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu,
como bons despenseiros da multiforme graça de Deus."
(1 Pedro 4:10)


Ninguém serve a Deus se não servir seu próximo. Ajude o seu discipulador, faça algo na Célula, faça algo por ele e você estará fazendo para Deus.

Josué conquistou as promessas de Deus por que ao invés de ter ciúmes dos novos discípulos de Moisés, ele ajudava o seu líder a consolida-los. Ajude seu Discipulador na Consolidação. Ao invés de exigir a atenção dele somente para você ajude-o a dar atenção aos visitantes e novos discípulos. O discípulo fiel é aquele que se relaciona com seu líder durante a semana e aos Domingos com seus dons e com o seu amor.


APRENDENDO COM JOSUÉ
Na sequência da história desse discípulo de excelência vimos que ele aprendeu tão bem com seu discipulador que ocupou o seu lugar depois de sua morte. Quando Deus chama Josué a liderar o povo para passar o Jordão ele sabia o que estava fazendo.

Alguns discípulos querem trocar os pés pelas mãos. Querem ultrapassar etapas sem completar o processo. Deus deu a Josué a responsabilidade de passar o Jordão, e para isso ele precisaria ter aprendido todas as táticas com Moisés.

No capítulo 1 de Josué vemos Josué abatido por causa da morte de seu líder. Ele amava o seu Discipulador, então o Senhor lhe diz: "Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente, esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita e nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares."

Caminhando pela Bíblia podemos perceber que essas mesmas palavras foram usadas por Jesus quando se referia aos seus discípulos.

"Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições,
mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."
(João 16:33)

Se anime! Olhe para o seu irmão e diga se anime! Você não está sozinho!


CONCLUSÃO


"Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa."
(Eclesiastes 4:9 -12)

segunda-feira, 6 de julho de 2015

|Palavra para Célula| MUDANDO PARA UMA NOVA TERRA, A TERRA DAS PROMESSAS

PALAVRA PARA CÉLULA
Mudando para uma Nova terra, a Terra das Promessas
(Gênesis 12:1 - 3; Atos 7:2 - 4)

"Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

E ele disse: Homens, irmãos, e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando na mesopotâmia, antes de habitar em Harã, E disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar. Então saiu da terra dos caldeus, e habitou em Harã. E dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que habitais agora.


INTRODUÇÃO
Nesse texto de Atos Estevão estava pregando em Israel e lembrando o chamado de Abraão e relembrando ao povo como valia a pena servir a Deus. Estevão disse: a terra que Deus falou a Abraão é essa terra que estamos agora! Ou seja, vejam, nós já conquistamos a terra! A Terra Prometida simboliza o lugar da vitória em Deus. É um lugar de conquistas espirituais. Um lugar para vencedores. É o seu lugar, o lugar da sua família, daqueles que você ama, do seu ministério. É lugar do povo de Deus.


1. Mudando para uma nova terra 
Para Abraão viver as 3 Promessas que Deus havia uma condição: sair da terra da idolatria que significa o mundo, sair do meio da parentela que significa a falta de compromisso com Deus.

Os parentes de Abraão eram o empecilho para que ele fosse feliz no casamento, para que ele fosse frutífero como pai de uma grande multidão e para que ele fosse próspero financeiramente. Pois era um povo sem compromisso com Deus e adoradores de outros deuses. Então Abraão obedece a Deus e muda para uma terra que não conhecia.


2. A terra das Promessas é a Terra do compromisso
Talvez pra você uma terra desconhecida, mas Deus hoje te diz: “sai da tua terra” e o que isso quer dizer? Saia do Mundo! Saia do mundo da idolatria ao dinheiro, da idolatria ao namorado, ao marido, a esposa e as diversões que te afastam de Deus. O mundo é a terra da falta de compromisso.

E Ele diz: “vai para terra que eu te mostrarei” e que terra é essa? Essa terra é a Visão Célular. É o compromisso com Célula, com seu Líder de Célula. Deus te chama para uma nova terra, a terra do compromisso. Obedeça e você vai Prosperar! E como Estevão eu digo: Você está pisando na terra das promessas!

É aqui que você vai prosperar. É nessa terra que você vai casar!

É nessa terra que você vai ter uma família feliz e é nessa terra que você vai frutificar!

Mais compromisso, mais aliança com Deus, mais seriedade, mais lealdade e fidelidade.


3. Nessa terra o discipulador conduz o discípulo a tocar as promessas pela fé (Dt 31:1 - 8)
"Depois foi Moisés, e falou estas palavras a todo o Israel, e disse-lhes: Da idade de cento e vinte anos sou eu hoje; já não poderei mais sair e entrar; além disto o Senhor me disse: Não passarás o Jordão. O Senhor teu Deus passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, para que as possuas; Josué passará adiante de ti, como o Senhor tem falado. E o Senhor lhes fará como fez a Siom e a Ogue, reis dos amorreus, e à sua terra, os quais destruiu. Quando, pois, o Senhor vo-los der diante de vós, então com eles fareis conforme a todo o mandamento que vos tenho ordenado. Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará. E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes."

Moisés era o Discipulador de Josué e no Discipulado com Moisés Josué aprendeu que como filhos de Abraão eles estavam caminhando para uma terra prometida.

E nessa história vemos que Moisés dá a missão a Josué de conduzir o povo a também ter um destino: a Terra das promessas.

Nesse mês nós temos um destino: COMPROMISSO. Essa é a terra que nos fará tocar as promessas pela fé.


CONCLUSÃO
E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
(Josué 1:1 - 3)

O Jordão representa as dificuldades e que, se passarmos por elas, conquistaremos tudo que existe na terra do compromisso que chama-se Visão Celular que é a terra das promessas.


MINISTRAÇÃO

Ministrar Prosperidade, a benção sobre a família e a promessa de frutificar. E, ao final, faça a Oração de Entrega.






Deus te abençoe!

Seus mentores,


Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos