segunda-feira, 22 de setembro de 2014

|Palavra para Célula| A BENÇÃO DA HUMILDADE - Parte 2

PALAVRA PARA CÉLULA
A BENÇÃO DA HUMILDADE
(parte 1)

Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar; para não suceder que, havendo um convidado mais digno do que tu, vindo aquele que te convidou e também a ele, te diga: Dá o lugar a este. Então, irás, envergonhado, ocupar o último lugar.
Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que,
quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima.
Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas.
Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.
(Lucas 14:8 - 11)


INTRODUÇÃO
   Aprendemos na semana passada que Deus abomina o orgulho porque ele tem raiz em Satanás e que a humildade deve ser a característica dos filhos de Deus, pois Jesus que é  nosso Modelo, é o maior exemplo de humildade que já existiu.

   No texto de Lucas 14 Jesus nos ensina que mesmo que o orgulho esteja relativamente escondido e se manifeste em segredo, um dia ele aparece e a humilhação se torna do conhecimento de todos. Na parábola que Jesus nos contou diz que meio que sorrateiramente, sem chamar muita atenção, alguns convidados se assentaram nos melhores lugares. Mas quando o anfitrião mandou que eles tomassem os lugares inferiores o orgulho foi exposto e todos ficaram sabendo.

   Temos a oportunidade de sermos livres do orgulho nos quebrantando e humilhando-nos diante do Senhor ou sermos quebrantados através das situações que Deus permite que passemos para sermos restaurados e conduzidos a humildade.

"Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas."
(Lucas 14:10)

   Vemos nessa parábola que, o convidado humilde foi chamado de “amigo” (“Amigo, senta-te mais para cima.”). Os humildes têm intimidade com o Senhor. Eles são amigos de Deus.

Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando
(João 15:14)

   O humilde tem a capacidade de obedecer ao Senhor, a Sua Palavra e os seus líderes, pois ele tem a mentalidade de Cristo. O humilde ama, perdoa, cede, reconhece os seus erros, aceita críticas, se submete etc... E por isso suas fronteiras são ampliadas e eles podem ser exaltados.

Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado
(Lucas 14:11)


O CAMINHO PARA A VERDADEIRA HUMILDADE
Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro em meu coração está a tua lei.
(Salmos 40:8)

   A humildade é uma decisão consciente de agradar a Deus. O Senhor nos ensinou na parábola como se pratica a humildade:

  • "...não procures o primeiro lugar..." (Lc 14.8);

  • "...vai tomar o último lugar..." (v. 10);

  • "... o que se humilha será exaltado..." (v. 11).

   O último profeta do Antigo Testamente, João Batista revela o que é o desejo de todo aquele que é humilde:

"Convém que ele cresça e que eu diminua"
(João 3:30)

   E por isso João Batista foi exaltado pelo Senhor:

"Entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João"
(Lucas 7:28)

   Ser humilde, de acordo com o contexto bíblico, nada tem a ver com subserviência, com rebaixamento, com "humilhação". Ser humilde é esvaziar-se de si mesmo e reconhecer que se temos ou somos alguma coisa é por causa da Presença de Deus em nós. Na Parábola dos Talentos aquele que recebeu dois talentos trabalhou honestamente, sem ficar com inveja daquele que recebeu cinco e ambos ganharam a mesma recompensa.


BENÇÃOS DA HUMILDADE

1) Protege-nos, pois passamos a não ser guiados pela nossa vontade, pelo nosso eu, mas pelo Senhor e pelo conselho daqueles que Deus levantou para nos apascentar.

2) Trata a nossa carne que sempre quer ser independente, mas na sujeição,
vencemos a carne e passamos a andar no Espírito

3) Gera autoridade no mundo espiritual

4) Forma em nós o caráter de um líder que é servo.


"Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus,
para que ele, em tempo oportuno, vos exalte"
(1 Pedro 5:6)




Deus te abençoe!

Seus mentores,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

|Palavra para Célula| A BENÇÃO DA HUMILDADE - Parte 1

PALAVRA PARA CÉLULA
A BENÇÃO DA HUMILDADE
(parte 1)


INTRODUÇÃO
   Vivemos dias onde o “culto” ao eu tem crescido cada vez mais. A tendência tem sido cada um pensando em si mesmo, querendo levar vantagem em tudo, usando de todos os meios para alcançar os seus objetivos ainda que outros sofram com isso. É a geração do “eu sou mais eu”.

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos
(Mateus 24:12)

   Mesmo sendo cristãos e discípulos de Jesus, precisamos vigiar para não cairmos no egocentrismo e nos tornarmos orgulhosos, deixando de lado os princípios de Jesus. Pois é somente através da Palavra de Deus e do Espírito Santo agindo em nós que adquirimos a capacidade de sermos humildes.

A ORIGEM DO ORGULHO
   Deus abomina o orgulho, pois a origem do orgulho está em Satanás que um dia encheu-se de orgulho chegando a achar-se melhor do que Deus!

Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
(Ezequiel 28:12-17)

   O orgulho tem origem em Satanás e nós, como filhos de Deus, devemos lutar constantemente para sermos livres do orgulho. O oposto do orgulho é a humildade e esta é uma das características de Cristo que devem estar presentes nos filhos de Deus.

Bem-aventurados os humildes, porque deles é o reino dos céus;
(Mateus 5:3)


CONSEQÜÊNCIAS DO ORGULHO
A soberba precede a ruína, e orgulho precede a queda.
(Provérbios 16:18)

   Assim como aconteceu com Lúcifer que por encher-se de orgulho perdeu a posição de honra que possuía e foi mandado para o inferno, todo orgulhoso caminhará sempre para a ruína. Assim também aconteceu com Caim, que recebeu a oportunidade de se arrepender, mas por seu orgulho preferiu não render-se. Deus dá ao orgulhoso a oportunidade de se humilhar e, caso ele não aceite viverá as conseqüências do seu orgulho.

   No Evangelho de Lucas um acontecimento nos mostra como o orgulho se manifesta e quais as suas conseqüências:

Reparando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhe uma parábola: Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar; para não suceder que, havendo um convidado mais digno do que tu, vindo aquele que te convidou e também a ele, e te diga: Dá o lugar a este. Então irás, envergonhado, ocupar o último lugar. Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas. Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado
(Lucas 14:7 - 11)

   O orgulho é algo que nós, como filhos de Deus, não gostamos de expor publicamente, pois sabemos que é constrangedor quando é notado. Porém, nessa Parábola notamos que o Senhor nota quando somos orgulhosos.

   O orgulho começa no coração. Ele é sorrateiro; entra devagarzinho em nosso coração, mudando nossas motivações. O orgulhoso geralmente não é violento, ele age de forma muito sutil, sempre de olho nos melhores lugares.

   Poderíamos dizer que o fato desta parábola é algo simples, afinal, tentar conseguir o melhor lugar em uma mesa não é muito bonito, mas também não é tão trágico assim; certamente existe orgulho pior. Mas o fato de Jesus ter notado o acontecido e de ter comentado a respeito mostra claramente como o orgulho é terrível aos olhos de Deus. Por quê?

1º) Porque o orgulho procede de um cristianismo sem cruz
   O padrão para as nossas vidas está em Jesus Cristo que, de acordo com Filipenses 2:5 - 8,  que mesmo sendo Deus, Se humilhou para obedecer o propósito do Pai. Essa mentalidade que Jesus possuía é esperada de nós também. E quem não tem essa mentalidade não vive o Evangelho de Jesus, mas é contrário à Cruz de Cristo. Uma pessoa assim, no fundo, é inimiga da cruz de Cristo por continuar sendo orgulhosa.

Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva,
e, sim, aquele a quem o Senhor louva.
(2 Coríntios 10:18)


2º) Porque o orgulho provém da falta de temor de Deus
O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho, e a boca perversa, eu os aborreço.
(Provérbios 8:13)

   O resultado da falta de temor de Deus sempre é o desprezo do nosso próximo, com uma valorização acentuada de si mesmo. A falta de temor de Deus cresce ao ponto de chegar a um ódio pelos outros. Pessoas orgulhosas têm dificuldades em se relacionar com os outros e estão sempre prontas para brigar. Pois o orgulhoso tenta alcançar seus próprios alvos mesmo às custas da união. Por isso somos exortados tão seriamente:

Nada façais por partidarismo, ou vanglória, mas por humildade,
considerando cada um os outros superiores a si mesmo
(Filipenses 2:3)


3º) Porque o orgulho produz insegurança
   Muitas vezes as pessoas que têm uma tendência ao orgulho se mostram muito seguras de si, mas, na verdade, elas são movidas por uma estranha insegurança. Elas não estão firmes, não sabem qual o melhor caminho para si e não são confiáveis nas coisas espirituais. E isso acontece porque elas estão em um falso caminho, e porque no fundo sabem que podem cair de onde se encontram.

   O orgulhoso não ama, não perdoa, não se submete, não reconhece os seus erros, é crítico, muito rápido em culpar os outros, defensivo quando criticado, considera-se superior aos outros e etc...


   O orgulho faz parte da nossa carne, mas Deus quer nos levar a humildade, pois ela precederá o nosso êxito. O orgulho se instala no homem como uma grande fortaleza, muitas vezes tão intransponível que não conseguimos nos ver sem determinadas atitudes tidas como orgulho. Mas hoje o Espírito Santo quer produzir em nós uma restauração total que irá nos conduzir a humildade e ao quebrantamento. Virtudes essas que Deus encontrou em Davi e por isso fez dele o maior rei que a história bíblica relatou. Assim também será conosco: seremos muito exaltados por Deus quando os nossos joelhos tocarem o chão e reconhecermos que nossa única dependência é do Senhor!


Deus te abençoe!

Seus mentores,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

|Palavra para Célula| EXALTADOS PELO SENHOR

PALAVRA PARA CÉLULA
EXALTADOS PELO SENHOR
1 Pedro 5:6

"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;" (1 Pedro 5:6)


INTRODUÇÃO
   Estamos entrando no Mês da Exaltação. O Mês onde o Manto da Honra será estendido sobre nós e mesmo aqueles que se encontram no pó serão levados pelo Senhor a uma nova condição, no podium que o Senhor tem reservado para aqueles a quem Ele exalta.

"Quem é como o Senhor nosso Deus, que habita nas alturas? O qual se inclina,
para ver o que está nos céus e na terra! Levanta o pobre do pó e do monturo
levanta o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes,
mesmo com os príncipes do seu povo."
(Salmos 113:5-8)

   Deus não tem filhos preferidos. Ele não escolhe abençoar a uns e não abençoar a outros. A Bíblia diz que o nosso Deus se inclina dos céus para olhar para nós e o Seu desejo é tirar-nos do lugar onde estamos para nos fazer assentar com os príncipes. O seu lugar não é o lugar de um desprezado, mas você foi escolhido para assentar-se em meio aos príncipes. E Setembro será o mês onde Deus vai dar essa guinada em sua vida!

"Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado,
e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado."
(Lucas 14:11)

   Vivemos em uma sociedade onde o orgulho e a vaidade predominam e, como conseqüência disso vemos pessoas frustradas, invejosas e cheias de tantos outros males que somente nos prejudicam. O ensino de Jesus é que o caminho para a exaltação chama-se humilhação. O texto de 1 Pedro 5:6, diz que aquele que se humilha diante do Senhor, no tempo certo será exaltado.

   Humilhar-se é passar a depender totalmente de Deus. É reconhecer que sem Ele não somos nada. A humildade nos prepara para recebermos a exaltação e a honra que vem de Deus. A pessoa que não é humilde ao ser abençoada esquece-se de Deus. O humilde reconhece que todo o êxito que vive vem de Deus.

   As maiores promessas de felicidade são feitas aos humildes:

"O Senhor eleva os humildes, e humilha os perversos até a terra."
(Salmos 147:6)

"Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito,
para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos."
(Isaías 57:15)

"Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos.
E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros,
porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
(1 Pedro 5:5)


O EXEMPLO DE JESUS

"Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,
o qual, subsistindo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo,
tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
Pelo que também Deus o exaltou soberanamente,
e lhe deu o nome que é sobre todo nome."
(Filipenses 2:5-9)

   O maior exemplo de humildade foi dado por Jesus que, mesmo sendo Deus, submeteu-se se tornando humano e obedeceu a Vontade do Pai até as últimas conseqüências. E, como resultado disso, Deus exaltou a Jesus, dando a Ele o Nome que está acima de todo o nome.


   Hoje o Espírito Santo está começando uma nova obra em nossas vidas. Ele quebrantará os nossos corações e nos conduzirá a humildade, transformando o nosso interior, quebrando todas as cadeias e nos preparando para viver a exaltação que Ele já determinou para as nossas vidas!


Deus te abençoe!

Seus mentores,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

|Palavra Para Célula| ONDE ESTÁ A MINHA HONRA?

PALAVRA PARA CÉLULA
ONDE ESTÁ A MINHA HONRA?
Malaquias 1:6

"O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? – diz o SENHOR dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome."


INTRODUÇÃO
   Estamos no Ano Apostólico da Honra e é neste tempo que Deus quer nos fazer viver a Honra que Ele tem para nós. Porém, para que possamos ser honrados precisamos aprender primeiro a honrar.
  
   A Honra é uma chave espiritual que abre portas para vivermos todo o êxito que Deus planejou para as nossas vidas. O mundo espiritual é regido pelo princípio bíblico da Honra. Entenda que todo êxito ou todo insucesso são conseqüências diretas da honra ou desonra que semeamos.


DEUS TEM PRAZER NA HONRA
   Deus tem prazer na Honra. Deus não nos criou para a desonra, tanto que Ele nos deu a honra de sermos chamados filhos de Deus e de O chamarmos "Aba Pai".

"E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações
o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai."
(Gálatas 4:6)

   Honrar é a decisão mais sábia que podemos ter. E quando decidimos honrar a Deus Ele mesmo se encarrega de nos honrar.
  • Deus honrou Abel por que ele decidiu entregar a sua melhor oferta ao Senhor
  • Deus honrou Josué por este ter sido um discípulo tão fiel ao seu líder Moisés
  • Deus honrou Davi por ter buscado ter um coração segundo o coração de Deus
  • Deus honrou Jesus pois Ele decidiu obedecer ao Plano de Deus até a morte na Cruz

   Esses são alguns exemplos de homens que foram honrados por Deus na Bíblia. E por que eles foram honrados? Porque decidiram honrar a Deus primeiro.


PAI E SENHOR
   No texto que lemos Deus está nos requerendo do seu povo a honra que é dada a um pai ou a um senhor. E o Senhor pergunta: "onde está a minha honra?". Deus é o nosso Pai; Aquele que nos criou, que nos dá o sustento, que nos instrui e que cuida de nós. Isso é uma realidade. Todos nós somos testemunhas de que Deus tem cuidado de nós como um pai cuida dos seus filhos. Mas e nós, estamos honrando a Deus como Pai?

   A honra que Deus requer de nós também, é como um Senhor. Honrar a Deus como Senhor é obedece-lo de acordo com os princípios que Ele estabeleceu em Sua Palavra. O relacionamento com um senhor é um relacionamento de obediência. Não há como honrar a Deus como Senhor servindo a Ele da nossa forma, se não, seremos considerados servos maus e negligentes.


ESAÚ E JACÓ
   Em Malaquias 1 Deus fala a respeito de dois irmãos: Esaú e Jacó. Um decidiu honrar a Deus e outro desonrou-O. Esaú era o filho primogênito de Isaque e que tinha direito a uma benção específica por ser o primeiro filho. Mas Esaú desprezou esse direito e trocando-o por um simples prato de lentilhas. Quantas vezes deixamos de lado a honra que é ser um filho de Deus em troca de satisfazermos as nossas vontades pessoais? As coisas que este mundo nos oferece são temporárias, mas aquilo que Deus tem para nós é eterno!

   Em contrapartida a Esaú, Jacó, o segundo filho de Isaque, decidiu de todas as formas receber a benção da primogenitura mesmo que ela não coubesse a ele. Ele entendia que isso era honra para a sua vida. E por isso Deus mudou o seu nome para Israel, um príncipe de Deus. Deus hoje quer levantar uma geração de príncipes e princesas; homens e mulheres que reconhecerão a honra de serem filhos e não negociarão isso por nada!

   Honrar a Deus é coloca-lo em primeiro lugar. É oferecer a Ele o melhor. É abrir mão da nossa própria vontade para fazer a vontade Dele. Honrar a Deus é entender que viver para Deus é melhor do que viver para nós mesmos. E mesmo assim Deus ainda escolhe honrar aqueles que O honram. A honra é o caminho que nos conduzirá a mudança de sorte, a prosperidade financeira, ao êxito na família e a conquistas dos sonhos aparentemente impossíveis para nós.

"Honrarei aqueles que me honram,
mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo."
(1 Samuel 2:30)





Deus te abençoe!

Seus mentores,

Pastores Felipe Oliveira e Elton Santos